O Adultério do Rei

Foi no tempo dos reis. Davi tinha trinta anos e estava guerreando contra os amonitas. Ficara no paço, enquanto o seu exército lutava. Passeando pelo terraço do palácio, viu uma jovem senhora, esposa de um militar, que se banhava numa piscina. Não se via a beleza do rosto, mas a beleza da silhueta do corpo desnudo era realçada pela concupiscência dos olhos do monarca.
Davi, o rei de Judá e de Israel, não se conteve e, procurou saber quem era aquela mulher. Logo que se inteirou do fato, mandou buscá-la e, com palavras melífluas, deitou-se com ela. Com sabedoria espantou o estupro, o adultério e o pecado. Dias depois, ficou sabendo que ela estava pejada. Ele era um jovem rei e ela uma jovem mulher.
Para fugir da culpa e ficar com a consciência tranqüila, mandou chamar o seu marido que estava guerreando. Deu-lhe alguns dias de folga e pediu para que ficasse com a sua esposa. Tentava, com tal bônus real, encobrir o pecado e fazer de conta que o feto não era dele, mas do militar.
Chega do campo de guerra Urias, o militar. Não era um homem que lutava por lutar, porém era um patriota, fiel a Deus e ao seu rei. Não aceitou o presente, uma vez que era um duque, como Caxias, todavia ficou calado.
O filho de Jessé quis ser mais inteligente do que o militar e enviou, através de Urias, uma carta ao comandante, exigindo que o colocasse na frente da maior força da peleja, deixando-o sem retaguarda para que morresse.
O militar não abriu a missiva, durante o trajeto, uma vez que aprendera que não se viola uma correspondência alheia. Levara, sem saber, a sua própria condenação. Urias morreu.
O Rei dos reis, no entanto, mandou ao palácio o profeta Natã, que contou uma história de injustiça social. Davi, julgando, julgou a si mesmo. Na época não se conhecia a divisão de poderes. Montesquieu só nasceu muitos anos depois. Reconheceu o erro do outro, porém não reconhecera o seu. Perguntou Davi, cheio de ira, como se fosse o homem mais santo e piedoso: – Quem é este homem que praticou tão grande injustiça?
Natã, o profeta, sem medo e com a autoridade que Deus lhe dera, respondeu: Tu és este homem.
Por fim, diante de tudo isso, Deus que é amor e justiça, disse a Davi, através do profeta: “Eis que suscitarei da tua mesma casa o mal, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te sejas por mulher.”
Davi desprezou o mandamento: “Não adulterarás”.

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.