O amor é recíproco

Ontem, logo que saí de casa, passou por mim um carro e vi, no vidro traseiro, esta frase: “Faça tudo com amor.” Amor é uma virtude divina, pois só Deus é amor. Se eu estivesse conversando com Sócrates, o filósofo, ele perguntaria para mim: O que é amor? Caldas Aulete, no seu dicionário, afirma que amor é o “sentimento que faz alguém querer o bem de outrem ou de alguma coisa.” Diz ainda que é um “afeto profundo, devoção de uma pessoa a outra.” Há outras acepções, mas fiquemos com essas duas.

João, o discípulo amado de Jesus, numa carta, assim se expressou: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.”

É interessante notar que o apóstolo ordena, pois diz: “Amemo-nos.” Logo em seguida ele afirma: “uns aos outros.” Percebe-se que no imperativo apostólico há uma reciprocidade. “Amar” é um verbo que expressa uma ação executada de modo mútuo. João, em seguida, argumenta, afirmando que “o amor procede de Deus.” Assevera que só ama aquele que é nascido de Deus. Afirma ainda que só ama aquele que conhece a Deus.

Devemos amar uns aos outros. O cristão verdadeiro é aquele que nasceu de Deus, portanto, ama. O cristão autêntico ama a Deus, logo deve amar o próximo. O cristão sincero conhece a Deus, por conseguinte deve amar o seu semelhante. Nós somos objetos do amor divino, pois Deus nos amou de tal maneira que enviou o seu Filho Unigênito como propiciação pelos nossos pecados.

Quando amamos o próximo, demonstramos que possuímos o Espírito-Santo. Se a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade domina o nosso coração, o inimigo da nossa alma não pode nos sujeitar. O discípulo de Jesus jamais ficará endemoninhado, uma vez que o seu coração é morada do Espírito-Santo e não há lugar para o Dragão. Deus é mais poderoso. O salmista disse: “Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro?” Depois ele mesmo responde: “O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” Nesta época do “coronavírus” devemos saber que temos um Deus para nos socorrer e é ele quem nos dá vida, quem nos cura, pois ele nos ama e por isso devemos amar uns aos outros. Não nos esqueçamos do que Deus disse para os seus: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”(II Crônicas 7: 14)

Últimas

Peça “Os malandros” estreia nesta segunda-feira

Espetáculos teatrais retornam com sucesso

Nesse final de semana, dois grupos teatrais da cidade estarão em cartaz. No Jardim Marabá, o auditório Municipal apresenta “Os Malandros”, produzido pela cia Tapanaraca Mutatis Mutandis. O musical será...

Professores dão dicas para segundo dia de provas

Professores dão dicas para segundo dia de provas

No próximo domingo (28), os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 farão as provas de matemática e ciências da natureza. Para se sair bem, professores entrevistados recomendam...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga