O amor é recíproco

Ontem, logo que saí de casa, passou por mim um carro e vi, no vidro traseiro, esta frase: “Faça tudo com amor.” Amor é uma virtude divina, pois só Deus é amor. Se eu estivesse conversando com Sócrates, o filósofo, ele perguntaria para mim: O que é amor? Caldas Aulete, no seu dicionário, afirma que amor é o “sentimento que faz alguém querer o bem de outrem ou de alguma coisa.” Diz ainda que é um “afeto profundo, devoção de uma pessoa a outra.” Há outras acepções, mas fiquemos com essas duas.

João, o discípulo amado de Jesus, numa carta, assim se expressou: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.”

É interessante notar que o apóstolo ordena, pois diz: “Amemo-nos.” Logo em seguida ele afirma: “uns aos outros.” Percebe-se que no imperativo apostólico há uma reciprocidade. “Amar” é um verbo que expressa uma ação executada de modo mútuo. João, em seguida, argumenta, afirmando que “o amor procede de Deus.” Assevera que só ama aquele que é nascido de Deus. Afirma ainda que só ama aquele que conhece a Deus.

Devemos amar uns aos outros. O cristão verdadeiro é aquele que nasceu de Deus, portanto, ama. O cristão autêntico ama a Deus, logo deve amar o próximo. O cristão sincero conhece a Deus, por conseguinte deve amar o seu semelhante. Nós somos objetos do amor divino, pois Deus nos amou de tal maneira que enviou o seu Filho Unigênito como propiciação pelos nossos pecados.

Quando amamos o próximo, demonstramos que possuímos o Espírito-Santo. Se a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade domina o nosso coração, o inimigo da nossa alma não pode nos sujeitar. O discípulo de Jesus jamais ficará endemoninhado, uma vez que o seu coração é morada do Espírito-Santo e não há lugar para o Dragão. Deus é mais poderoso. O salmista disse: “Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro?” Depois ele mesmo responde: “O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” Nesta época do “coronavírus” devemos saber que temos um Deus para nos socorrer e é ele quem nos dá vida, quem nos cura, pois ele nos ama e por isso devemos amar uns aos outros. Não nos esqueçamos do que Deus disse para os seus: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”(II Crônicas 7: 14)

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.