O amor é recíproco

Ontem, logo que saí de casa, passou por mim um carro e vi, no vidro traseiro, esta frase: “Faça tudo com amor.” Amor é uma virtude divina, pois só Deus é amor. Se eu estivesse conversando com Sócrates, o filósofo, ele perguntaria para mim: O que é amor? Caldas Aulete, no seu dicionário, afirma que amor é o “sentimento que faz alguém querer o bem de outrem ou de alguma coisa.” Diz ainda que é um “afeto profundo, devoção de uma pessoa a outra.” Há outras acepções, mas fiquemos com essas duas.

João, o discípulo amado de Jesus, numa carta, assim se expressou: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.”

É interessante notar que o apóstolo ordena, pois diz: “Amemo-nos.” Logo em seguida ele afirma: “uns aos outros.” Percebe-se que no imperativo apostólico há uma reciprocidade. “Amar” é um verbo que expressa uma ação executada de modo mútuo. João, em seguida, argumenta, afirmando que “o amor procede de Deus.” Assevera que só ama aquele que é nascido de Deus. Afirma ainda que só ama aquele que conhece a Deus.

Devemos amar uns aos outros. O cristão verdadeiro é aquele que nasceu de Deus, portanto, ama. O cristão autêntico ama a Deus, logo deve amar o próximo. O cristão sincero conhece a Deus, por conseguinte deve amar o seu semelhante. Nós somos objetos do amor divino, pois Deus nos amou de tal maneira que enviou o seu Filho Unigênito como propiciação pelos nossos pecados.

Quando amamos o próximo, demonstramos que possuímos o Espírito-Santo. Se a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade domina o nosso coração, o inimigo da nossa alma não pode nos sujeitar. O discípulo de Jesus jamais ficará endemoninhado, uma vez que o seu coração é morada do Espírito-Santo e não há lugar para o Dragão. Deus é mais poderoso. O salmista disse: “Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro?” Depois ele mesmo responde: “O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” Nesta época do “coronavírus” devemos saber que temos um Deus para nos socorrer e é ele quem nos dá vida, quem nos cura, pois ele nos ama e por isso devemos amar uns aos outros. Não nos esqueçamos do que Deus disse para os seus: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”(II Crônicas 7: 14)

Últimas

Começou esta semana a vacinação contra a gripe em idosos e profissionais da saúde

Sábado é dia de vacinação contra a Covid e Gripe

Com a grande adesão da população às repescagens da vacinação contra Covid-19 realizadas aos sábados no shopping de Itapetininga, a Secretaria de Saúde do município decidiu incluir no esquema de...

Vitrine – Realismo

Vitrine – Realismo

A coluna Vitrine desta semana apresenta algumas produções dos alunos do Art Studio & Atelier Henrik Ribeiro.Henrik Ribeiro trabalha há dois anos e meio como tatuador. Ele sempre pensou em...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga