Lucas, o médico, narra, no seu evangelho, o anúncio do nascimento de Jesus. Afirma o clinico que o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, desposada com um varão, cujo nome era José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Citei, caro leitor, o texto de Lucas “ipsis litteris”, portanto é necessário que se explique certos vocábulos. Varão, por exemplo, é homem e desposada, quer dizer que ela estava prometida para José, como era costume na época.
Agora, voltando ao assunto narrativo, afirma Lucas que o anjo, entrando onde ela estava, saudou-a, dizendo: “Salve agraciada; o Senhor é contigo: bendita és tu entre as mulheres. ” Ela tinha sido escolhida entre todas as mulheres do mundo para ser a mãe do Redentor e único Mediador entre os homens. Ela, como afirma Gabriel, fora agraciada por Deus. Graça é um favor imerecido. Ninguém merecia ser a mãe do Salvador, pois todos são pecadores, porém Deus, na sua infinita misericórdia, resolveu escolher Maria para que a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade se encarnasse. Iria o Eterno cumprir a promessa que fizera no livro de Gênesis: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente: esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar. ” A mulher é Maria. O descendente da mulher, sem a participação do homem, é Jesus, o Filho de Deus que iria pisar na cabeça da serpente, no entanto, na cruz, seria ferido no calcanhar.
O anjo continuou a sua saudação, acalmando a virgem que se turbou, dizendo: “Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. Eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e porás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó e o seu reino não terá fim. ” Diante da notícia, Maria indagou, uma vez que ela sabia como uma mulher pode gerar uma vida: “Como se fará isto, visto que não conheço varão? ”
O anjo respondeu, asseverando, que o Espírito Santo desceria sobre ela e a virtude do Altíssimo iria cobri-la com a sua sombra e, que o ente que iria nascer, seria chamado Filho de Deus. Em outras palavras: o Espírito Santo iria purificar um gameta de Maria, miraculosamente, pois ela, também, precisava de um salvador, portanto a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Verbo Divino iria se encarnar, tornando-se homem.
Diante da explicação cabal do anjo Gabriel, Maria, a virgem, disse-lhe: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. ” Diz o texto de Lucas que o anjo se ausentou dela. Maria não se ajoelhou diante do anjo e caso fizesse o mensageiro do Senhor diria: “Não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras do Altíssimo. Adora a Deus. ” Fora assim que o anjo disse ao discípulo João, na ilha de Patmos. Hoje, infelizmente, muitas pessoas deixam de adorar a Deus e adoram as criaturas humanas e os anjos. Respeitemos a todos. É necessário conhecer a Bíblia.
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....