O anúncio do nascimento de Jesus

Lucas, o médico, narra, no seu evangelho, o anúncio do nascimento de Jesus. Afirma o clinico que o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, desposada com um varão, cujo nome era José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Citei, caro leitor, o texto de Lucas “ipsis litteris”, portanto é necessário que se explique certos vocábulos. Varão, por exemplo, é homem e desposada, quer dizer que ela estava prometida para José, como era costume na época.
Agora, voltando ao assunto narrativo, afirma Lucas que o anjo, entrando onde ela estava, saudou-a, dizendo: “Salve agraciada; o Senhor é contigo: bendita és tu entre as mulheres. ” Ela tinha sido escolhida entre todas as mulheres do mundo para ser a mãe do Redentor e único Mediador entre os homens. Ela, como afirma Gabriel, fora agraciada por Deus. Graça é um favor imerecido. Ninguém merecia ser a mãe do Salvador, pois todos são pecadores, porém Deus, na sua infinita misericórdia, resolveu escolher Maria para que a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade se encarnasse. Iria o Eterno cumprir a promessa que fizera no livro de Gênesis: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente: esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar. ” A mulher é Maria. O descendente da mulher, sem a participação do homem, é Jesus, o Filho de Deus que iria pisar na cabeça da serpente, no entanto, na cruz, seria ferido no calcanhar.
O anjo continuou a sua saudação, acalmando a virgem que se turbou, dizendo: “Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. Eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e porás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó e o seu reino não terá fim. ” Diante da notícia, Maria indagou, uma vez que ela sabia como uma mulher pode gerar uma vida: “Como se fará isto, visto que não conheço varão? ”
O anjo respondeu, asseverando, que o Espírito Santo desceria sobre ela e a virtude do Altíssimo iria cobri-la com a sua sombra e, que o ente que iria nascer, seria chamado Filho de Deus. Em outras palavras: o Espírito Santo iria purificar um gameta de Maria, miraculosamente, pois ela, também, precisava de um salvador, portanto a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Verbo Divino iria se encarnar, tornando-se homem.
Diante da explicação cabal do anjo Gabriel, Maria, a virgem, disse-lhe: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. ” Diz o texto de Lucas que o anjo se ausentou dela. Maria não se ajoelhou diante do anjo e caso fizesse o mensageiro do Senhor diria: “Não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras do Altíssimo. Adora a Deus. ” Fora assim que o anjo disse ao discípulo João, na ilha de Patmos. Hoje, infelizmente, muitas pessoas deixam de adorar a Deus e adoram as criaturas humanas e os anjos. Respeitemos a todos. É necessário conhecer a Bíblia.

Últimas

Correio Político 1000

Correio Político 1000

  Everthon Juliano Quem surge como uma nova alternativa para a Câmara Municipal é o educador Everton Juliano, pré-candidato a vereador pelo PSOL. Professor de educação infantil, Everthon produz conteúdo...

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Com o objetivo de proporcionar convivência familiar, apoio financeiro e de serviços a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e com poucas perspectivas de retorno a família de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.