O brasileirão está de volta

Desde a semana passada em alguns canais televisivas já dá para sentir aquele barulhinho de vozes que aumentam de vozes que aumentam consideravelmente quando a bola fura aquele guardião que fica embaixo do gol e vai “beijar” as vezes com muita força, outras com velocidade e ainda bem lentamente aquele instrumento armado que chamam de gol. Daí diante da importância do esquadrão futebolístico, principalmente se o time estiver jogando em seus domínios, o grito dos locutores tanto das rádios como televisões será maior ou menor. O público entusiasta do chamado “esporte-rei” (como queriam os ingleses) já está vibrando e mesmo aqueles não apaixonados, também.

Hoje, mesmo os não tão aficionados por este esporte não deixam de dar uma “olhada” no canal televisivo que está transmitindo a peleja (era assim que os locutores, principalmente do rádio denominavam a partida).

A cena ou algumas cenas são bonitas. Principalmente a entrada dos jogadores acompanhados de crianças devidamente uniformizados. Também na execução do Hino Nacional (afinal é o Campeonato Brasileiro) e todos perfilados. No ano passado, algumas torcidas foram muito criativos e um pouco antes do início dos jogos mostravam em tamanhos gigantes rostos famosos (geralmente já falecidos) do time.

Torcedores do Flamengo no Maracanã, no Rio de Janeiro, exibiam fotos (enormes) de antigos torcedores (Aquarela do Brasil), Cartola de sambas Beth Carvalho (está nos jogos do Botafogo). Aliás, as torcidas de qualquer time do Brasil são um caso a parte. Atualmente é a única massa popular que reivindica alguma coisa. Quer sempre que seu clube ganhe e para isso gritam, aplaudem, vaiam, brigam e até matam (algumas vezes). Todos uniformizados com as cores do seu time preferido e até com a marca dos patrocinadores. Como estes mudam quase constantemente os torcedores não deixam de comprar novas camisas com seus novos patrocinadores. Eles, torcedores estão sempre atualizados. A imprensa esportiva brasileira está ainda a espera de um novo Pelé. Se surgir, não vai se surgir, não vai ser fácil. De uma hora para outra irá ser contratado por um clube europeu. A Sociedade Esportiva Palmeiras está lançando dois jovens que prometem muito. Um, com dezessete anos e outro com dezesseis, de idade.

A imprensa televisiva chama-os de “meninos”. Mas um deles já assinou um com o espanhol Real Madri. O que pode ser bom não para aqui. Parece (parece) que o Brasil está sendo respeitado futebolisticamente na Europa de novo. EM 1958, quando o capitão da seleção brasileira, Belini ergueu a taça do mundo “Jules Remet” num gesto que ficou eternizado , a mídia nacional e internacional escreveu: “A partir desta data, o Mundo descobriu o Brasil”.

 

Se fato é foto…
O casal itapetiningano José Alves de Oliveira Júnior (advogado) e Maria Lúcia de Carvalho Domingues Alves de Oliveira, a Malu (enfermeira).

Últimas

Correio Político 1002

Correio Político 1002

Tabata Amaral Um importante projeto para criar um protótipo de uma cadeira de rodas movida apenas pelos movimentos da cabeça, está sendo desenvolvido no Campus de Itapetininga do Instituto Federal...

Rita de Cássia Moraes Leonel

Itapetininga perde Alceu Nanini

Esta semana faleceu o empresário Alceu Nanini. Católico fervoroso, teve uma vida exemplar dedicada a ajudar o próximo. Pessoa muito querida na cidade, Alceu foi vice-prefeito e vereador. Uma grande...

Rita de Cássia Moraes Leonel

O Pint of Science Itapetininga foi um sucesso

A avaliação de Cassiano Terra Rodrigues , organizador do evento , é que o Pint of Science Itapetininga 2024 foi um sucesso, com  participação intensa , diversificada e altamente gratificante....

Rita de Cássia Moraes Leonel

O impacto das chuvas do RS no agronegócio brasileiro

Por Maria Clara Ferrari - graduada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista em 1980, Latu Sensu em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras. Experiência...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.