O corpo é nosso, enquanto temos…

Já faz tempo, muito tempo. Foi na época do Severino. Conto a história: Severino afirmou que “a mulher deve levar adiante a gravidez na condição de depositária, já que ela tem o instinto materno, que é superior a tudo”. Uma deputada, demonstrando um certo preconceito religioso, afirmava: “são os evangélicos (protestante ou crente) e católicos praticantes que encabeçam a carriola pelo veto do aborto”. A parlamentar, no seu artigo, publicado numa revista, dizia: “Ora se deve haver qualquer lei que trate do corpo da mulher que seja no mínimo, elaborada por mulheres. O corpo é nosso, …” e por aí vai. Não cito o resto, pois acho que é pesado demais. Respeito o seu comportamento e só cito o assunto, porque ela afirmou que “o corpo é nosso”. Quanto ao Severino, usando o linguajar poético do Manuel Bandeira, está dormindo, está deitado, dormindo profundamente. Quanto à escritora, que é jornalista, continua escrevendo e eu, particularmente, gosto de ler as suas obras, embora os seus assuntos sejam polêmicos. Eu respeito as suas ideias como bom protestante.
Agora, eu pergunto e respondo, com todo respeito que todos merecem: Será que o corpo é nosso e podemos fazer dele o que quisermos? Houve um tempo que eu era polemista ferrenho, mas a idade arrefece o ânimo. O idoso não aceita certas coisas, porém se acomoda diante do errado, deixando que o justo Juiz aja no dia do julgamento final. A minha crônica não tem por objetivo polemizar, todavia, ensinar Teologia. Moisés, o cronista da criação, afirma que, no sexto dia, Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança e domine sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus” e por aí vai. Assevera o cronista, ainda, que o Criador formou da terra o homem e soprou nas suas narinas o fôlego da vida e o homem foi feito alma vivente”. O ser humano, portanto, possui dois elementos: corpo e alma. Cristo confirmou tal fato, quando disse aos seus discípulos: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”. (Mat. 10:28). São Paulo, escrevendo para os cristãos de Corinto, exortou: “Glorificai a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. I Cor. 6:20). Alma e espírito são vocábulos sinônimos.
Se o corpo não é nosso, no caso dos cristãos, não temos o direito de tirar a nossa vida. Quem dá cabo à vida, comete um tríplice crime, de acordo com a Moral: Comete um crime contra Deus, pois o Eterno é o doador da vida. Comete um crime contra si mesmo, uma vez que se priva do maior bem que é a vida. Comete um crime contra a sociedade, visto que priva a sociedade de um de seus membros. Todos nós somos importantes para a vida em sociedade.
Não temos o direito de prejudicar o nosso corpo. Temos, sim, o direito de cuidar dele. Não há, na Bíblia, um versículo que nos proíba beber pinga, mas a Palavra de Deus diz: “O vinho é escarnecedor e a bebida forte alvoroçadora; e todos aqueles que neles errar nunca será sábio”. São Paulo exorta: “Não embriagueis…” (Ef. 5:18)
O corpo é nosso, enquanto temos, e, nesse período, temos que cuidar dele, pois somos apenas um administrador de um bem divino. Valorize os médicos, enfermeiros e a ciência. Tome os remédios e as vacinas no tempo certo e na época certa. Lucas, o médico, que era evangelista, era amado por São Paulo. Glorifique a Deus…

Últimas

Falecidos da Semana

04 DE DEZEMBRO DE 2024 IZIDORA DE PAULA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 04/12/2024 ÀS 06:30HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 88 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: CASADA COM O SR. NAPOLEÃO CORRÊA AIRES...

Lombadas eletrônicas começam a multar após 60 dias

Lombadas eletrônicas começam a multar após 60 dias

As lombadas eletrônicas recentemente instaladas em Itapetininga começarão a aplicar de multas após aproximadamente 60 dias. A informação foi fornecida pela Prefeitura de Itapetininga, que destacou que o período inicial...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.