O Exercício Físico

Paulo, chamado de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, escrevendo para Timóteo, disse: “Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.”
O exercício físico, em comparação com o espiritual, tem pouco proveito, uma vez que a vida terrena é breve, porém a celestial é eterna. A igreja prepara o homem para a vida no céu, todavia não descuida da terrena. É por isso que ela combate todos os tipos de vícios e drogas. Embora o esporte, segundo o linguajar paulino, tenha pouco proveito, não é por esse fato que se deve deixá-lo de praticar. Evita-se uma série de problemas físicos, praticando moderadamente exercícios.
A Bíblia concita a ter uma vida saudável. O apóstolo dos gentios afirma que o corpo do discípulo de Jesus é o templo do Espírito Santo. Assevera que a prostituição é pecado e diz: “Todo pecado que o homem comete é fora do corpo, porém o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.” Nota-se que a Sagrada Escritura exige que o homem de Deus zele pelo seu corpo, mantendo-o limpo e saudável.
No Velho Testamento há uma série de advertências quanto à alimentação do povo de Deus. Proíbe-se comer certas carnes. Paulo, que era judeu e da tribo de Benjamim, ensina, indiretamente, a mesma verdade, quando diz: “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.”
Depois desse preâmbulo longo para o texto, observe as doenças que podem ser evitadas e até curadas, fazendo exercícios: labirintite, Alzheimer e doenças gastrointestinais.
Dr. Francisco Terena diz que se tomar ao pé da letra o vocábulo, significa inflamação do labirinto, que é uma estrutura interna do ouvido. Popularmente serve para identificar todos os distúrbios do labirinto. São vários os sintomas, como náusea e vômito, suor frio, dor de cabeça, dificuldade de concentração e outras, disse ele. Para diminuir o risco do desenvolvimento da labirintite, Dr. Terena disse que é bom evitar o cigarro e o álcool, bem como alguns alimentos. Por fim, na entrevista, disse que é bom andar uma hora por dia, pois estimula a irrigação do organismo.
Dr. Charles Fischer, falando sobre o Alzheimer, afirmou que ler muito na adolescência, mantém o cérebro em exercício.
Dr. Paulo Silva, quanto às doenças gastrointestinais, asseverou que é bom fazer exercícios físicos, como correr, andar, nadar durante trinta minutos, e, além de tudo isso, evitar comidas gordurosas.
O exercício físico é muito importante, porém a sua utilidade é relativa, o mais importante é o exercício da piedade, uma vez que é útil para a vida terrena e a celestial.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga