O Exercício Físico

Paulo, chamado de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, escrevendo para Timóteo, disse: “Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.”
O exercício físico, em comparação com o espiritual, tem pouco proveito, uma vez que a vida terrena é breve, porém a celestial é eterna. A igreja prepara o homem para a vida no céu, todavia não descuida da terrena. É por isso que ela combate todos os tipos de vícios e drogas. Embora o esporte, segundo o linguajar paulino, tenha pouco proveito, não é por esse fato que se deve deixá-lo de praticar. Evita-se uma série de problemas físicos, praticando moderadamente exercícios.
A Bíblia concita a ter uma vida saudável. O apóstolo dos gentios afirma que o corpo do discípulo de Jesus é o templo do Espírito Santo. Assevera que a prostituição é pecado e diz: “Todo pecado que o homem comete é fora do corpo, porém o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.” Nota-se que a Sagrada Escritura exige que o homem de Deus zele pelo seu corpo, mantendo-o limpo e saudável.
No Velho Testamento há uma série de advertências quanto à alimentação do povo de Deus. Proíbe-se comer certas carnes. Paulo, que era judeu e da tribo de Benjamim, ensina, indiretamente, a mesma verdade, quando diz: “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.”
Depois desse preâmbulo longo para o texto, observe as doenças que podem ser evitadas e até curadas, fazendo exercícios: labirintite, Alzheimer e doenças gastrointestinais.
Dr. Francisco Terena diz que se tomar ao pé da letra o vocábulo, significa inflamação do labirinto, que é uma estrutura interna do ouvido. Popularmente serve para identificar todos os distúrbios do labirinto. São vários os sintomas, como náusea e vômito, suor frio, dor de cabeça, dificuldade de concentração e outras, disse ele. Para diminuir o risco do desenvolvimento da labirintite, Dr. Terena disse que é bom evitar o cigarro e o álcool, bem como alguns alimentos. Por fim, na entrevista, disse que é bom andar uma hora por dia, pois estimula a irrigação do organismo.
Dr. Charles Fischer, falando sobre o Alzheimer, afirmou que ler muito na adolescência, mantém o cérebro em exercício.
Dr. Paulo Silva, quanto às doenças gastrointestinais, asseverou que é bom fazer exercícios físicos, como correr, andar, nadar durante trinta minutos, e, além de tudo isso, evitar comidas gordurosas.
O exercício físico é muito importante, porém a sua utilidade é relativa, o mais importante é o exercício da piedade, uma vez que é útil para a vida terrena e a celestial.

Últimas

Correio Politico – Edição 1010

Experiência e Renovação A Federação Brasil Esperança (PV, PT e Pc do B) está com uma chapa forte de pré-candidatos a vereador. Unindo experiência e renovação, a chapa de pré-candidatos...

Câmara aprova projeto de substituição de sacos plásticos convencionais por ecológicos

Prefeitura e Câmara suspendem publicações em sites

Devido à lei eleitoral, a Prefeitura e a Câmara de Itapetininga suspenderam, temporariamente, a exibição de notícias no site e no semanário oficial que impliquem em publicidade institucional. A medida...

Confira as principais notícias de 2022

Jeferson Brun lança pré-candidatura

O atual prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, atualmente filiado ao Republicanos, lançou oficialmente sua pré-candidatura a prefeito de Itapetininga. Caso se confirme o apoio oficial, Brun terá a companhia de...

Novos nomes surgem para  vice-prefeito

Novos nomes surgem para vice-prefeito

Na edição passada, o Jornal Correio publicou seis nomes que estão na disputa para entrar de vice-prefeito em Itapetininga. Mais duas pessoas estão ainda no jogo como ex-secretário municipal de...

Clima desfavorável afeta produção de figo na cidade

Clima desfavorável afeta produção de figo na cidade

No município de Itapetininga, o clima desfavorável marcou a temporada de colheita de figos neste ano, conforme relata Daniel Nache, produtor local. “Este ano foi desafiador desde o início, com...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.