Paulo, chamado de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, escrevendo para Timóteo, disse: “Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.”
O exercício físico, em comparação com o espiritual, tem pouco proveito, uma vez que a vida terrena é breve, porém a celestial é eterna. A igreja prepara o homem para a vida no céu, todavia não descuida da terrena. É por isso que ela combate todos os tipos de vícios e drogas. Embora o esporte, segundo o linguajar paulino, tenha pouco proveito, não é por esse fato que se deve deixá-lo de praticar. Evita-se uma série de problemas físicos, praticando moderadamente exercícios.
A Bíblia concita a ter uma vida saudável. O apóstolo dos gentios afirma que o corpo do discípulo de Jesus é o templo do Espírito Santo. Assevera que a prostituição é pecado e diz: “Todo pecado que o homem comete é fora do corpo, porém o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.” Nota-se que a Sagrada Escritura exige que o homem de Deus zele pelo seu corpo, mantendo-o limpo e saudável.
No Velho Testamento há uma série de advertências quanto à alimentação do povo de Deus. Proíbe-se comer certas carnes. Paulo, que era judeu e da tribo de Benjamim, ensina, indiretamente, a mesma verdade, quando diz: “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.”
Depois desse preâmbulo longo para o texto, observe as doenças que podem ser evitadas e até curadas, fazendo exercícios: labirintite, Alzheimer e doenças gastrointestinais.
Dr. Francisco Terena diz que se tomar ao pé da letra o vocábulo, significa inflamação do labirinto, que é uma estrutura interna do ouvido. Popularmente serve para identificar todos os distúrbios do labirinto. São vários os sintomas, como náusea e vômito, suor frio, dor de cabeça, dificuldade de concentração e outras, disse ele. Para diminuir o risco do desenvolvimento da labirintite, Dr. Terena disse que é bom evitar o cigarro e o álcool, bem como alguns alimentos. Por fim, na entrevista, disse que é bom andar uma hora por dia, pois estimula a irrigação do organismo.
Dr. Charles Fischer, falando sobre o Alzheimer, afirmou que ler muito na adolescência, mantém o cérebro em exercício.
Dr. Paulo Silva, quanto às doenças gastrointestinais, asseverou que é bom fazer exercícios físicos, como correr, andar, nadar durante trinta minutos, e, além de tudo isso, evitar comidas gordurosas.
O exercício físico é muito importante, porém a sua utilidade é relativa, o mais importante é o exercício da piedade, uma vez que é útil para a vida terrena e a celestial.
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....