O homem onipotente

Não sei se o caro leitor ainda se lembra das aulas de Língua Portuguesa. Caso não se lembre, vou citar um período composto com uma oração subordinada adjetiva explicativa: Deus, que é onipotente, criou o céu e a Terra. “Que é onipotente” é uma oração adjetiva explicativa, uma vez que explica ou esclarece, à maneira de aposto, o termo antecedente, atribuindo-lhe uma qualidade que lhe é inerente. Inerente quer dizer que é próprio de uma pessoa. Só Deus é onipotente, pois ele pode criar, curar, manter o Universo, sustentar a Terra e todos os planetas e astros sobre o nada.

O homem foi criado por Deus com autoridade para sujeitar todas as coisas, porém o seu poder é limitado. Moisés, o cronista da criação, afirma que Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus e sobre todo réptil que se move sobre a terra”. Como se pode ver, ao interpretar o texto bíblico, a onipotência do ser humano, em comparação com a Divina, é relativa.

O homem de Deus, isto é, o cristão, todavia, tem o poder sobrenatural. Paulo, inspirado por Deus, asseverou: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Se tomar o texto todo, verifica-se que quem o fortalecia era Jesus e Jesus é Deus e como tal possui a onipotência no sentido absoluto. Como Deus encarnado realizou prodígios que jamais um ser humano pode concretizar: ressuscitou Lázaro, que já fazia quatro dias que estava morto; curou um cego de nascenças e outros milagres que a Ciência não explica.

O homem, que crê em Jesus como seu único e suficiente salvador, recebe o poder para vencer as tentações, as drogas e todos os tipos de vícios. O escritor da carta aos hebreus, disse: “Porque naquilo em que ele mesmo sofreu, sendo tentado, pode socorrer os que são tentados”. Só deve orar.

O discípulo de Cristo pode suportar as dificuldades e os sofrimentos da vida. Jesus disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Só orar. Pode crescer na graça e no conhecimento. Deus é quem dá sabedoria ao ser humano e quem é de Deus basta orar para receber a Inteligência para desvendar os mistérios da vida. João, o discípulo amado, registrou estas palavras do Divino Mestre: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. A verdade é uma pessoa e essa pessoa é Jesus e quem o conhece, no sentido espiritual, recebe as luzes do entendimento, libertando-se da ignorância. O aluno de Jesus tem o poder de conversar com Deus-Pai, através de Cristo, que é o único mediador entre Deus e os homens. Quem pede a intercessão de outro ser, está desobedecendo a ordem de Cristo: “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”. (João 14,13 e 14) O discípulo, quando morre, tem o poder de transportar os umbrais da eternidade feliz, pois Jesus disse: “ Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, credes também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vos teria dito: vou preparar-vos lugar. E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo”.

O discípulo de Jesus deve dizer várias vezes para mentalizar: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Quem fortalece o cristão é Jesus, que é o Deus encarnado.
Creia nisso e verá a concretização de seus sonhos.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga