Não sei se o caro leitor ainda se lembra das aulas de Língua Portuguesa. Caso não se lembre, vou citar um período composto com uma oração subordinada adjetiva explicativa: Deus, que é onipotente, criou o céu e a Terra. “Que é onipotente” é uma oração adjetiva explicativa, uma vez que explica ou esclarece, à maneira de aposto, o termo antecedente, atribuindo-lhe uma qualidade que lhe é inerente. Inerente quer dizer que é próprio de uma pessoa. Só Deus é onipotente, pois ele pode criar, curar, manter o Universo, sustentar a Terra e todos os planetas e astros sobre o nada.
O homem foi criado por Deus com autoridade para sujeitar todas as coisas, porém o seu poder é limitado. Moisés, o cronista da criação, afirma que Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus e sobre todo réptil que se move sobre a terra”. Como se pode ver, ao interpretar o texto bíblico, a onipotência do ser humano, em comparação com a Divina, é relativa.
O homem de Deus, isto é, o cristão, todavia, tem o poder sobrenatural. Paulo, inspirado por Deus, asseverou: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Se tomar o texto todo, verifica-se que quem o fortalecia era Jesus e Jesus é Deus e como tal possui a onipotência no sentido absoluto. Como Deus encarnado realizou prodígios que jamais um ser humano pode concretizar: ressuscitou Lázaro, que já fazia quatro dias que estava morto; curou um cego de nascenças e outros milagres que a Ciência não explica.
O homem, que crê em Jesus como seu único e suficiente salvador, recebe o poder para vencer as tentações, as drogas e todos os tipos de vícios. O escritor da carta aos hebreus, disse: “Porque naquilo em que ele mesmo sofreu, sendo tentado, pode socorrer os que são tentados”. Só deve orar.
O discípulo de Cristo pode suportar as dificuldades e os sofrimentos da vida. Jesus disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Só orar. Pode crescer na graça e no conhecimento. Deus é quem dá sabedoria ao ser humano e quem é de Deus basta orar para receber a Inteligência para desvendar os mistérios da vida. João, o discípulo amado, registrou estas palavras do Divino Mestre: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. A verdade é uma pessoa e essa pessoa é Jesus e quem o conhece, no sentido espiritual, recebe as luzes do entendimento, libertando-se da ignorância. O aluno de Jesus tem o poder de conversar com Deus-Pai, através de Cristo, que é o único mediador entre Deus e os homens. Quem pede a intercessão de outro ser, está desobedecendo a ordem de Cristo: “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”. (João 14,13 e 14) O discípulo, quando morre, tem o poder de transportar os umbrais da eternidade feliz, pois Jesus disse: “ Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, credes também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vos teria dito: vou preparar-vos lugar. E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo”.
O discípulo de Jesus deve dizer várias vezes para mentalizar: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Quem fortalece o cristão é Jesus, que é o Deus encarnado.
Creia nisso e verá a concretização de seus sonhos.