O incomparável

Não faz muito tempo, ouvi uma mensagem que comparava Jesus a um herói. Sempre gostei de Teologia e Filosofia. Quando estudava Filosofia, a Metafísica me deixava embevecido e a Teodiceia se destacava. Como era bom meditar! Quando cheguei em casa, depois da homília, fui ler Hebreus. O escritor, inspirado por Deus, inicia a sua carta dizendo que “nestes últimos dias nos falou pelo Filho a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual, também, fez o Universo”. O escritor sacro desde o início fala de Jesus. Aliás, a personagem principal da Bíblia é Cristo. No livro de Gênesis, as três pessoas da Santíssima Trindade estão presentes nos três primeiros versículos. Moisés, narrando a criação, afirma que o Espírito paira sobre as águas, o Pai fala e o Filho, que é o Verbo, é a voz de Deus ou seja a Palavra.
Os teólogos de várias igrejas evangélicas, reunidas na Abadia de Westminster, em Londres, na Inglaterra, afirmaram que “Cristo, o Filho de Deus, fez-se homem, tomando para si um verdadeiro corpo e uma alma racional, sendo concebido pelo poder do Espírito Santo no ventre da Virgem Maria, da sua substância e nascido dela, mas sem pecado.
Cristo, portanto, como afirmou alguém, é o ápice da revelação divina. É o Filho Unigênito de Deus que trouxe para os redimidos por ele a revelação definitiva e completa. Não precisamos mais de sonhos e de visões.
Não há herói, mártir, profeta que pode ser comparado a Jesus. Ele é incomparável. Cristo é incomparável, uma vez que é o agente do Pai na criação do Universo. É incomparável, pois é o resplendor da glória de Deus. Alguém disse que a glória divina compreende todas as virtudes e belezas inerentes ao ser Todo Poderoso. Jesus é a expressão exata de Deus, isto é, a essência de Deus Pai.
Jesus Cristo, depois de sua morte e ressurreição, foi assunto para o Céu e, atualmente, está assentado à mão direita de Deus Pai. A expressão “assentado à mão direita de Deus Pai Todo Poderoso”, como está no Credo Apostólico, significa “poder”, “autoridade” e “honra”. Agora, Jesus realiza o mistério da intercessão. Ele intercede por nós no trono da graça. São Paulo, escrevendo para Timóteo, na sua carta pastoral, como teólogo dos teólogos, disse: “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus homem”.
Jesus é o Filho Unigênito de Deus, o Profeta dos profetas, o Herdeiro, o Criador, o Resplendor da Glória de Deus, o Sustentador de tudo e de todos, o Salvador e o Senhor dos senhores. Ele é incomparável, insuperável e insubstituível.
Infelizmente, nos dias atuais, as pessoas dão mais valor aos mártires e aos homens e mulheres que tiveram uma vida piedosa, do que a Jesus, que merece toda honra, toda glória e todo louvor, pois é Deus e o Redentor dos escolhidos.

Últimas

Casos diminuem, mas UTI respiratória segue 90% ocupada

Semana registra três mortes por Covid

Foram registradas nos últimos sete dias, mais três mortes por Covid-19, além disso, 337 novos casos da doença foram confirmados no mesmo período. Segundo a Prefeitura, nesta quinta-feira, dia 11,...

Etecs abrem inscrições para o Vestibulinho do 2° semestre de 2022

Etec abre inscrições para vagas remanescentes

A Etec Darcy Pereira de Moraes está com inscrições abertas para vagas remanescentes para o 1° módulo dos cursos técnicos em: Administração;Serviços jurídicos;Segurança do trabalho As inscrições podem ser feitas...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga