O incomparável

Não faz muito tempo, ouvi uma mensagem que comparava Jesus a um herói. Sempre gostei de Teologia e Filosofia. Quando estudava Filosofia, a Metafísica me deixava embevecido e a Teodiceia se destacava. Como era bom meditar! Quando cheguei em casa, depois da homília, fui ler Hebreus. O escritor, inspirado por Deus, inicia a sua carta dizendo que “nestes últimos dias nos falou pelo Filho a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual, também, fez o Universo”. O escritor sacro desde o início fala de Jesus. Aliás, a personagem principal da Bíblia é Cristo. No livro de Gênesis, as três pessoas da Santíssima Trindade estão presentes nos três primeiros versículos. Moisés, narrando a criação, afirma que o Espírito paira sobre as águas, o Pai fala e o Filho, que é o Verbo, é a voz de Deus ou seja a Palavra.
Os teólogos de várias igrejas evangélicas, reunidas na Abadia de Westminster, em Londres, na Inglaterra, afirmaram que “Cristo, o Filho de Deus, fez-se homem, tomando para si um verdadeiro corpo e uma alma racional, sendo concebido pelo poder do Espírito Santo no ventre da Virgem Maria, da sua substância e nascido dela, mas sem pecado.
Cristo, portanto, como afirmou alguém, é o ápice da revelação divina. É o Filho Unigênito de Deus que trouxe para os redimidos por ele a revelação definitiva e completa. Não precisamos mais de sonhos e de visões.
Não há herói, mártir, profeta que pode ser comparado a Jesus. Ele é incomparável. Cristo é incomparável, uma vez que é o agente do Pai na criação do Universo. É incomparável, pois é o resplendor da glória de Deus. Alguém disse que a glória divina compreende todas as virtudes e belezas inerentes ao ser Todo Poderoso. Jesus é a expressão exata de Deus, isto é, a essência de Deus Pai.
Jesus Cristo, depois de sua morte e ressurreição, foi assunto para o Céu e, atualmente, está assentado à mão direita de Deus Pai. A expressão “assentado à mão direita de Deus Pai Todo Poderoso”, como está no Credo Apostólico, significa “poder”, “autoridade” e “honra”. Agora, Jesus realiza o mistério da intercessão. Ele intercede por nós no trono da graça. São Paulo, escrevendo para Timóteo, na sua carta pastoral, como teólogo dos teólogos, disse: “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus homem”.
Jesus é o Filho Unigênito de Deus, o Profeta dos profetas, o Herdeiro, o Criador, o Resplendor da Glória de Deus, o Sustentador de tudo e de todos, o Salvador e o Senhor dos senhores. Ele é incomparável, insuperável e insubstituível.
Infelizmente, nos dias atuais, as pessoas dão mais valor aos mártires e aos homens e mulheres que tiveram uma vida piedosa, do que a Jesus, que merece toda honra, toda glória e todo louvor, pois é Deus e o Redentor dos escolhidos.

Últimas

Vitrine – Arte por toda parte

Cidade tem obras atrasadas, aponta TCE

Itapetininga conta com obras atrasadas. A apuração é do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que indicou que havia, no primeiro trimestre, nove construções com problemas no cronograma. Conforme a...

Correio Político

Correio Político

Convenções As convenções para formação definitiva das coligações dos partidos e definições das candidaturas de prefeito, vice e vereadores devem acontecer no próximo final de semana, prazo final do calendário...

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga é conhecida por sua agricultura diversificada e agora se destaca na produção de lúpulo, um ingrediente indispensável para a fabricação de cerveja. A iniciativa, liderada pelo produtor Fernando Gonçalves,...

Prefeitura divulga balanço de adesões do Refis 2021

Projeto do aeroporto é retomado; agora é municipal

Após 10 anos, o projeto de aeroporto é retomado em Itapetininga. Agora, foi reformulado e será municipal. Em tese, significa que a prefeitura desenvolverá e executará o projeto com recursos...

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Nos últimos dias dos 66º Jogos Regionais em Itapetininga, a cidade está em terceiro lugar na classificação parcial, até o momento. O destaque foi o Tênis feminino, Badminton Feminino e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.