O incomparável

Não faz muito tempo, ouvi uma mensagem que comparava Jesus a um herói. Sempre gostei de Teologia e Filosofia. Quando estudava Filosofia, a Metafísica me deixava embevecido e a Teodiceia se destacava. Como era bom meditar! Quando cheguei em casa, depois da homília, fui ler Hebreus. O escritor, inspirado por Deus, inicia a sua carta dizendo que “nestes últimos dias nos falou pelo Filho a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual, também, fez o Universo”. O escritor sacro desde o início fala de Jesus. Aliás, a personagem principal da Bíblia é Cristo. No livro de Gênesis, as três pessoas da Santíssima Trindade estão presentes nos três primeiros versículos. Moisés, narrando a criação, afirma que o Espírito paira sobre as águas, o Pai fala e o Filho, que é o Verbo, é a voz de Deus ou seja a Palavra.
Os teólogos de várias igrejas evangélicas, reunidas na Abadia de Westminster, em Londres, na Inglaterra, afirmaram que “Cristo, o Filho de Deus, fez-se homem, tomando para si um verdadeiro corpo e uma alma racional, sendo concebido pelo poder do Espírito Santo no ventre da Virgem Maria, da sua substância e nascido dela, mas sem pecado.
Cristo, portanto, como afirmou alguém, é o ápice da revelação divina. É o Filho Unigênito de Deus que trouxe para os redimidos por ele a revelação definitiva e completa. Não precisamos mais de sonhos e de visões.
Não há herói, mártir, profeta que pode ser comparado a Jesus. Ele é incomparável. Cristo é incomparável, uma vez que é o agente do Pai na criação do Universo. É incomparável, pois é o resplendor da glória de Deus. Alguém disse que a glória divina compreende todas as virtudes e belezas inerentes ao ser Todo Poderoso. Jesus é a expressão exata de Deus, isto é, a essência de Deus Pai.
Jesus Cristo, depois de sua morte e ressurreição, foi assunto para o Céu e, atualmente, está assentado à mão direita de Deus Pai. A expressão “assentado à mão direita de Deus Pai Todo Poderoso”, como está no Credo Apostólico, significa “poder”, “autoridade” e “honra”. Agora, Jesus realiza o mistério da intercessão. Ele intercede por nós no trono da graça. São Paulo, escrevendo para Timóteo, na sua carta pastoral, como teólogo dos teólogos, disse: “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus homem”.
Jesus é o Filho Unigênito de Deus, o Profeta dos profetas, o Herdeiro, o Criador, o Resplendor da Glória de Deus, o Sustentador de tudo e de todos, o Salvador e o Senhor dos senhores. Ele é incomparável, insuperável e insubstituível.
Infelizmente, nos dias atuais, as pessoas dão mais valor aos mártires e aos homens e mulheres que tiveram uma vida piedosa, do que a Jesus, que merece toda honra, toda glória e todo louvor, pois é Deus e o Redentor dos escolhidos.

Últimas

Prefeitura anuncia nova Casa da Cultura no Centro

Biblioteca Municipal realiza mais um Clube do Livro

A Biblioteca Municipal Dr. Júlio Prestes de Albuquerque realiza mais um Clube de Leitura presencial, em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo, o...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.