João, o secretário do coração de Jesus, no seu evangelho, destacou a divindade do Mestre. Na introdução, isto é, no prefácio, usando o linguajar do cronista da criação, disse: “No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus.” Registrou oito milagres de Cristo, provando a sua divindade, pois só Deus, possuidor da onipotência, podia fazer o que ele fez. Registrou, também, alguns ensinos doutrinários, dando ênfase a divindade do Mestre e o emprego do “Eu Sou”, ensinado por Deus a Moisés, quando se manifestou na sarça ardente, no deserto de Horebe.
Jesus, por várias vezes, usou a expressão:-“Eu Sou”. Quando conversava com Marta, irmã de Lázaro, disse: “Eu sou a ressurreição e a vida.” (João 11: 25) Ensinando as verdades celestiais, disse:- “Eu sou o bom pastor.” Numa parábola, afirmou:-“Eu sou a porta.”(João 10:7) Preparando os seus discípulos para o magistério eclesiástico, asseverou: -“Eu sou o caminho. Disse, também: -Eu sou a verdade. Disse ainda:- Eu sou a vida. Cristo é a vida, o caminho, a verdade, a ressurreição, o bom pastor, a porta, a videira verdadeira e por aí vai. O “Eu Sou” empregado por Cristo, demonstra a sua divindade e não há quem o negue e se negar, morre aos seus pés.
Estava Jesus, além do ribeiro de Cedron, no horto, quando os soldados se aproximaram para prendê-lo. Diante de Judas Iscariotes e dos soldados que, com lanternas, archotes, e armas o procuravam, Cristo adiantou-se e disse-lhes: “A quem procurais?” Os oficiais dos sacerdotes e fariseus, responderam: “A Jesus Nazareno.” Jesus, sem qualquer medo, com galhardia, sabendo que havia chegado a sua hora, respondeu-lhes: “Eu Sou.” João afirma que aqueles homens que estavam armados e que eram corajosos aos olhos humanos, recuaram e caíram por terra.
Jesus é o “Eu Sou” e como pastor é o bom pastor. Por que ele é o bom pastor? Respondo:
Ele é o bom pastor, uma vez que ensina o que vive e vive o que ensina. Ensinou a perdoar e perdoou aos seus algozes e orou por eles: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”.
Ele é bom pastor, porque cuida das ovelhas, suavizando as suas dores, dando-lhes a cura perfeita. Na casa de Pedro, numa visita, curou a mãe da esposa de Pedro e muitas outras pessoas que foram ali para conhecê-lo.
Ele é o bom pastor, porque tem cuidado de suas ovelhas e não apenas dá um abraço, quando não tem o que dizer. Ele não deixa as ovelhas sozinhas, como faz o mercenário, que recebe dinheiro para pastorear. João diz que tal pastor é mercenário, pois só é pastor, porque recebe côngruas. (João 10:13) Ele defende as ovelhas, sofre com elas e por elas. Jesus chorou no cemitério de Betânia, vendo as mulheres chorarem a morte de Lázaro.
Ele é o bom pastor, porque conhece as suas ovelhas. Sabe o nome de cada uma bem como o seu endereço e cada uma o conhece. (João 10:14)
Ele é o bom pastor, porque as alimenta, dando-lhes a ração na medida certa e com carinho. (João 6:11)
Jesus é o bom pastor e vai na frente, conduzindo-as e abrindo o caminho.