O mau pastor

João, o secretário do coração de Jesus, no seu evangelho, destacou a divindade do Mestre. Na introdução, isto é, no prefácio, usando o linguajar do cronista da criação, disse: “No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus.” Registrou oito milagres de Cristo, provando a sua divindade, pois só Deus, possuidor da onipotência, podia fazer o que ele fez. Registrou, também, alguns ensinos doutrinários, dando ênfase a divindade do Mestre e o emprego do “Eu Sou”, ensinado por Deus a Moisés, quando se manifestou na sarça ardente, no deserto de Horebe.

Jesus, por várias vezes, usou a expressão:-“Eu Sou”. Quando conversava com Marta, irmã de Lázaro, disse: “Eu sou a ressurreição e a vida.” (João 11: 25) Ensinando as verdades celestiais, disse:- “Eu sou o bom pastor.” Numa parábola, afirmou:-“Eu sou a porta.”(João 10:7) Preparando os seus discípulos para o magistério eclesiástico, asseverou: -“Eu sou o caminho. Disse, também: -Eu sou a verdade. Disse ainda:- Eu sou a vida. Cristo é a vida, o caminho, a verdade, a ressurreição, o bom pastor, a porta, a videira verdadeira e por aí vai. O “Eu Sou” empregado por Cristo, demonstra a sua divindade e não há quem o negue e se negar, morre aos seus pés.

Estava Jesus, além do ribeiro de Cedron, no horto, quando os soldados se aproximaram para prendê-lo. Diante de Judas Iscariotes e dos soldados que, com lanternas, archotes, e armas o procuravam, Cristo adiantou-se e disse-lhes: “A quem procurais?” Os oficiais dos sacerdotes e fariseus, responderam: “A Jesus Nazareno.” Jesus, sem qualquer medo, com galhardia, sabendo que havia chegado a sua hora, respondeu-lhes: “Eu Sou.” João afirma que aqueles homens que estavam armados e que eram corajosos aos olhos humanos, recuaram e caíram por terra.
Jesus é o “Eu Sou” e como pastor é o bom pastor. Por que ele é o bom pastor? Respondo:

Ele é o bom pastor, uma vez que ensina o que vive e vive o que ensina. Ensinou a perdoar e perdoou aos seus algozes e orou por eles: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”.
Ele é bom pastor, porque cuida das ovelhas, suavizando as suas dores, dando-lhes a cura perfeita. Na casa de Pedro, numa visita, curou a mãe da esposa de Pedro e muitas outras pessoas que foram ali para conhecê-lo.

Ele é o bom pastor, porque tem cuidado de suas ovelhas e não apenas dá um abraço, quando não tem o que dizer. Ele não deixa as ovelhas sozinhas, como faz o mercenário, que recebe dinheiro para pastorear. João diz que tal pastor é mercenário, pois só é pastor, porque recebe côngruas. (João 10:13) Ele defende as ovelhas, sofre com elas e por elas. Jesus chorou no cemitério de Betânia, vendo as mulheres chorarem a morte de Lázaro.
Ele é o bom pastor, porque conhece as suas ovelhas. Sabe o nome de cada uma bem como o seu endereço e cada uma o conhece. (João 10:14)

Ele é o bom pastor, porque as alimenta, dando-lhes a ração na medida certa e com carinho. (João 6:11)
Jesus é o bom pastor e vai na frente, conduzindo-as e abrindo o caminho.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

BAO (2018). O curta-metragem dirigido por Domee Shi fala de amor, e usa comida para representar uma mãe cuidando e acompanhando o crescimento do filho. Tem um viés bastante simbólico,...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga