Confirmadíssimo!
Após 34 anos comandando aos domingos na Rede Globo o programa “Domingão do Faustão”, o apresentador Fausto Silva (71 anos) retornará a Band. Emissora onde despontou para o estrelato, para o sucesso com o inovador e antológico programa “Perdidos na Noite” (1986-1988) que foi ao ar na TV Bandeirantes (nome usado na época pela emissora antes de mudar para Band).
Fausto Corrêa Silva, o Faustão, iniciou a sua carreira aos quatorze anos de idade, como repórter da rádio Centenário de Araras, no interior de São Paulo. Logo depois, mudou-se para Campinas e trabalhou durante cinco anos na Rádio Cultura, e comandou o musical New Pop International. No ano de 1970, foi contratado pela Rádio Record, na capital paulista, para apresentar o jornal da noite, do qual era também redator, e se iniciou no mundo do esporte, passando a trabalhar como repórter de campo na Jovem Pan – Rádio Panamericana. Além do rádio, Faustão também se dedicou ao jornalismo, tendo sido contratado pelo jornal O Estado de S. Paulo, como repórter esportivo.
Não se sabe se Fausto teve o seu contrato encerrado na Globo ou ele resolveu mudar de emissora, retornar as suas origens em busca de novos “ares”. Mas segundo as colunas especializadas no mundo televisivo, o apresentador já se sentia cansado e desmotivado com o programa Domingão do Faustão, devido a estar na frente do dominical por quase 35 anos, Fausto Silva hoje é um apresentador milionário (segundo o site TV Foco do portal IG, o seu ganho mensal gira em torno de 5 milhões de reais e a sua fortuna é avaliada a 950 milhões de reais) com sua carreira mais que consolidada e se dá o “luxo” de querer dar um looping de 360º no seu portfólio.
O formatado do seu novo programa na Band que deve estrear no ano que vem ainda não está definindo, mas segundos os blogs e colunas de televisão, muitas empresas já estão na lista de espera para anunciar no Faustão (na pessoa Fausto) seja qual estilo de programa for devido a credibilidade e audiência que ele tem.
Muitos fãs e saudosistas como este colunista aqui que vos escreve, gostaria que Fausto, voltasse a fazer o “Perdidos na Noite”, mas é praticamente impossível, uma verdadeira utopia, não que o apresentador não deseje, mas os tempos são outros, o público é outro, as mídias são outras e não estamos mais nos anos 80.
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o todo poderoso “Boni” que era o diretor geral da Globo na época com toda sua perspicácia nata percebeu o potencial que Fausto Silva tinha e o contratou (quem era para ser contrato era o Augusto Liberato, o falecido Gugu, mas Silvio Santos deu um lance muito maior e o apresentador continuou no SBT) para apresentar então o “Domingão do Faustão”.
E assim foi por 3 décadas de muito sucesso, mas também com disputas acirradas durante muitos anos com Gugu no” Domingo Legal”, mas na maior parte destes anos o “Domingão” foi líder de audiência na televisão brasileira.
Percebe-se no semblante de Fausto o seu “cansaço” a sua exaustão, a Globo tem um sistema milimétricamente calculado na sua programação, em seus programas, não há quase espaço para improvisos. Com isso a veia humorística, cômica e inovadora que Faustão tinha se desfez, coagulou, perdeu completamente a graça, Faustão virou um meme, uma caricatura de si mesmo, durante o programa o que é muito triste para qualquer artista, e encerrar a carreira de bem consigo mesmo com sua consciência e com motivação não há preço que se pague e nesta altura do campeonato Faustão está fazendo isso, ficar de bem consigo mesmo e se reencontrar.
Boa Sorte a Faustão na nova empreitada, sucesso e bom retorno a TV Bandeirantes, ou Band como preferirem.
Até a próxima…