Falaram tanto sobre a desgraceira, que eu fui até lá pra ver de perto… E, infelizmente, é verdade: as árvores do Largo dos Amores desapareceram, mas desapareceram mesmo, não sobrou nenhuma semente! Não restou sequer uma folhinha pra ser guardada de lembrança!
Extinção absoluta…
Mas ninguém ouviu falar de nenhuma discussão na Câmara Municipal sobre o extermínio das nobres plantas na cidade fundada pela Mula-madrinha… Ninguém se lembra de algum debate de idéias sobre eliminação do verde que iluminava o centro da cidade… Quem autorizou a morte dos altivos vegetais que, durante tantos e tantos anos deram sombra, majestade e poesia ao Largo dos Amores?
O COMDEMA (Conselho Municipal de defesa do Meio Ambiente) foi consultado e deu a ordem? A Câmara está ciente e assinou a autorização? O prefeito decidiu? O cidadão foi informado? Quem deu a última palavra sobre o abate? Eu não me recordo de ouvir alguém falando algo sobre o assassinato de árvores ou um arvoricídio oficial… E agora? A histórica praça será apenas mais uma lembrança? Será que a Voçoroca do Sul perdeu sua autonomia administrativa e o Poder Judiciário tornou-se apenas um conto de fadas?Aliás, de terror?
Os moradores desta cidade precisam ficar alertas… Enquanto todo mundo dorme, alguma coisa estranha, talvez alheia aos costumes dos homens, manda derrubar o Castelinho da Matriz… Agora, para espanto da população inteira, manda derrubar, sem piedade, todo o Reino Vegetal da mais antiga praça da querência!
Do jeito que a coisa vai, qualquer dia desses, a cidade acordará de manhã e verá todas as sibipirunas da Peixoto Gomide abatidas a golpes de machados e estateladas no chão! A continuar essa tragédia, numa apocalíptica manhã, a freguesia estarrecida verá as Três Escolas sendo demolidas a golpes de martelos e tratores… E a Igreja do Rosário será a próxima a ser sacrificada… Não sobrará nem o lacrimejante bimbalhar do sino!
Alguma coisa estranha, mas, muito estranha mesmo deseja tanto mudar nossa cidade, que o próximo passo será mudar o Sol de lugar… Talvez, nem permita mais que o astro-rei cruze o céu de Itapê!
O sumiço das árvore do Largo dos Amores é apenas o começo!
Município acumula R$ 12,2 milhões em IPVA não pagos neste ano
Em Itapetininga, o valor total de IPVA em aberto para o ano de 2024 é de R$ 12,2 milhões, conforme dados da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de...