O SUMIÇO DA TORRE DA MATRIZ

Caso tivesse acontecido da natureza não ter lhe tirado a vida, há alguns anos atrás, o ex vereador Humberto Pellegrini estaria hoje muito aborrecido. E uma das razões seria em função de um projeto seu não ter sido apreciado na Câmara Municipal nos anos de 1960/70. Tratava-se, com todos os detalhes possíveis, de um projeto que proibia terminantemente  que qualquer tipo e construção, dentro do centro velho da cidade, fosse de uma altura acima da Torre da Matriz, a hoje nossa Catedral.  Assegurava também a preservação dos casarões, prédios e jardinagem da então charmosa Praça da Matriz.

Lá encontrava-se um belo jardim, encanto implementado e carinhosamente conservado pelo saudoso Alfredo Palma. Uma praça agradável e bem cuidada, onde semanalmente as bandas musicais “do Rosário” e “Lira Itapetiningana” se apresentavam aos sábados e domingos no velho coreto, ainda existente até hoje, mas infelizmente quase inutilizado.

Toda área da praça denominada “Duque de Caxias” encontra-se um tanto deteriorada e esquecida. Atualmente serve apenas de passagem para as  pessoas que se dirigem ao centro bancário e comercial ,  ou  moradia àqueles esquecidos pela sociedade e em situação de rua.

O belo jardim perdeu suas características e em seu entorno não se vislumbram mais as construções que contavam parte de história de Itapetininga.

A frondosa Torre da Matriz, antes considerada símbolo da cidade, que podia ser observada de qualquer canto de nosso município, hoje, timidamente, está ofuscada por um grande edifício que ocupa o lugar de uma antiga mansão. Outro edifício, de muitos andares , também está sendo construído na praça.

O último Plano Diretor de Itapetininga liberou os edifícios gigantes dentro do centro velho e, nos últimos anos, transformou a paisagem urbana, sem levar em consideração a preservação da memória.

Em tempo:  nas Igrejas Católicas da Cidade um abaixo assinado pede a mudança do nome da Praça Duque de Caxias para Praça Monsenhor Mário Donato, muito querido e recentemente falecido.

Últimas

CORREIO POLÍTICO 997

CORREIO POLÍTICO 997

Exército Após o final do prazo para a filiação de possíveis candidatos, continua a corrida atrás de partidos políticos. Um número maior de partidos traz mais candidatos a vereador e...

Itapetininga tem quase 300 casos de dengue confirmados

Cidade registra 450 casos de Dengue em uma semana

Itapetininga registrou 450 novos casos de Dengue em uma semana. Ao todo, a cidade confirmou neste ano 1.531 casos positivos da doença. Um único caso de Chikungunya foi identificado em...

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Em Itapetininga, nos primeiros quatro meses do ano, houve um aumento de 30% nos registros de queimadas em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.