A Igreja reformada, como instituição nacional e católica, pois é universal, tem asilos, orfanatos, hospitais, porém a igreja local, às vezes, não tem condições materiais para realizar obras filantrópicas, todavia colabora, enviando o seu dízimo para o Supremo Concílio para tal objetivo. Demonstrar amor, concretamente, às vezes, não é fácil. A igreja não é uma instituição filantrópica e social. Tem o objetivo de pregar o evangelho e salvar o pecador da perdição eterna. Realiza a igreja local, na medida do possível, obras sociais de pequena monta, todavia não tem condições de fazer grandes obras, pois tem que manter o templo, obreiro e o zelador. As ofertas são poucas e muitos membros não são fiéis, embora sejam fiéis. Temos dó, porém não temos pena suficiente para auxiliar aqueles que precisam, pois falta vitamina B, isto é, Bíblia para fortalecer o corpo que produz a pena.
Os cristãos da esperança diziam e acreditavam que o coração era o centro da vontade humana de onde procedem os pensamentos e atitudes. O poeta sacro, no salmo cento e dezenove, disse: “ Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti. ” Na hora da tentação a Palavra de Deus vem ao nosso cérebro e deixamos de cometer um delito. A oração contribui para memorizar os ensinamentos divinos. Paulo, o apóstolo dos gentios, disse: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e súplica com ações de graça. E a paz de Deus que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. ” Há momentos e horas que não podemos ler a Bíblia, porém podemos recitá-la e orar. É bom guardar no coração a Palavra de Deus e, de um modo particular, aqueles textos que se referem à salvação, como: “ Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim, ” palavras de Jesus. É bom guardar no coração aqueles textos que se referem ao poder que Deus nos dá em Cristo Jesus, por exemplo: “ Tudo posso naquele que me fortalece. ” Nós podemos fazer tudo com a ajuda de Cristo. Ele é onipotente e nos dá poder para realizar obras sociais. É bom guardar no coração aqueles textos que se referem à proteção divina. Entre eles há um que assim diz: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. ” Escudo é uma arma de proteção. Não há um projétil que possa perfurar esse escudo. Deus é a nossa segurança. Deus nos guarda. Deus nos protege e ampara.
Com a vitamina B, que se adquire lendo a Bíblia, temos condições de realizar obras filantrópicas e sociais. O salmista, certa ocasião, afirmou: “Dentro do meu coração está a tua lei. ” Vamos lembrar de que Tiago, irmão do Senhor, ordenou: “Seja constante o amor fraternal; não negligencieis a hospitalidade” e por aí vai… Teremos condições de realizar obras sociais cada vez mais, tomando a vitamina B.
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....