Oração Silenciosa

Quando cheguei a Jerusalém, no dia 08 / 04/ 2014, fui ao monte das Oliveiras e apreciei, com muita emoção, a cidade onde Jesus foi condenado à morte. Vi a esplanada do templo, o cemitério dos judeus, dos muçulmanos, o jardim do Getsemani e lembrei-me do templo de Siló. Onde ficava? Sabia que ficava no território de Efraim, nordeste de Jerusalém. Estendi o braço direito para o sol que nascia e disse para mim mesmo: Se eu viajar nesta direção, daqui a trinta e dois quilômetros, encontrarei as ruínas ou a cidade de Siló.
Foi nessa cidade que Deus atendeu uma oração silenciosa. Há momentos que o silêncio fala mais alto do que as palavras. Foi a oração de Ana que despertou a curiosidade do sacerdote Eli. Estava ajoelhada, creio eu, olhando para o infinito, olhos parados, dorso ereto, cabeça erguida, mas debuxava–se em lágrimas, orando ao Senhor. Moviam-se os lábios, porém não se ouvia o som articulado, uma vez que ela tinha convicção que o seu Criador podia ouvi-la sem que os outros a ouvissem. O seu Deus não era Baal. Ana não tinha filhos e vivia humilhada pela mulher que não era esposa, mas vivia com o seu marido. Ela era estéril e a outra fértil. A esterilidade impedia o seu convívio com o seu marido, pois ele tinha mais prazer em viver cercado pelos filhos de quem não era mais amada por ele. A esposa vivia só, embora fosse amada, mas como o amor fora dividido, embora a sua parte fosse maior, faltavam as partes que convinham por direito dos filhos que não os possuía.
Foi a Siló, onde estava o templo do Senhor, na época dos juízes, e, silenciosamente, disse ao seu Pai eterno: “Senhor dos Exércitos, se benignamente atenderes para a aflição da tua serva e de mim te lembrares, da tua serva te não esqueceres, mas a tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.” Orou no silêncio e no silêncio continuou pedindo até que Eli, incomodado, pensando que ela estivesse embriagada, repreendeu-a: “Até quando estarás tu embriagada? Aparta-te de ti o teu vinho”
Ela, que não se embriagara com vinho, onde há contenda, mas que se enchera do Espírito Santo, e comprazia, conversando com Deus, respondeu: “Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho, e muito menos bebida forte tenho bebido, porém tenho derramado a minha alma perante o Senhor. Não tenhas, pois a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto, tenho falado até agora.”
Eli errara e, para consertar o que dissera, abençoa a mulher, que no silêncio orava: “Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a tua petição que lhe imploraste.”
Deus, que lê os pensamentos e sem que haja uma palavra sabe tudo, atendeu a oração e, no tempo da vida, deu-lhe um filho que recebeu o nome de Samuel. (I Samuel 1)

Últimas

Casos de Dengue chegam a 209 em Itapetininga

Cidade passa de 900 casos de Dengue em três meses

Nos três primeiros meses deste ano, Itapetininga já contabilizou 914 casos de Dengue, um aumento significativo em relação ao total de 574 casos registrados em todo o ano de 2023....

Vendas de ovos de Páscoa devem aumentar apesar dos altos preços

Consumidores devem ficar atentos às compras de Páscoa

Com a Páscoa se aproximando, consumidores estão em busca dos tradicionais ovos de chocolate e demais produtos típicos da data. Porém, é importante ficar atento às práticas comerciais, alerta o...

Os sinos que cantaram a dor e a alegria já não tocam mais

Cras Itinerante estará em abril nos bairros rurais

O CRAS Itinerante leva, no mês de abril, orientações e prestações de serviços para os bairros rurais de Itapetininga. A unidade móvel orienta as pessoas sobre transferência de renda, Bolsa...

Escolinha de Esportes oferecem aulas gratuitas

Escolinha de Esportes oferecem aulas gratuitas

A prática esportiva é fundamental para o crescimento saudável de crianças e jovens, e também para os adultos se manterem saudáveis, proporcionando não apenas benefícios físicos, mas também contribuindo para...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.