Não falo do amigo, mas dos amigos do alheio. São muitos e muitos. A impressão que se tem é que todos são amigos do alheio, isto é, são ladrões. Ladrões de casa, de celulares, de carga, no peso, na quantidade de gasolina, nos bancos, que prometem prêmios e mais prêmios para os que poupam e nunca ganham nada, no troco, pois não devolve os centavos e ainda pedem tais moedinhas para ajudar sociedades filantrópicas e por aí vai…
O primeiro furto, aliás, foi o primeiro crime, foi no jardim do Éden, quando Deus disse: “De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. O homem furtou o pomo e comeu. O castigo foi duro, pois embora a palavra morte esteja no singular, inclui a morte espiritual, física e eterna. Repare, caro leitor, que é o crime mais comum até hoje.
Todos sabem que é crime furtar, mas furtam. Todos sabem que roubar é crime, porém roubam de Deus e do próximo. De Deus, dando ofertas imprestáveis e dos homens, cobrando preços exorbitantes de produtos falsificados. Repare nos móveis de madeira que são bonitos, todavia de madeira aglomerada; nos carros que parecem de material bom, no entanto são de plásticos. São objetos descartáveis e de pouca duração.
Os políticos eleitos pelo povo e para o povo só pensam nos seus salários exorbitantes e, além disso, com privilégios monetários fora da realidade, tirados de pessoas pobres que os elegeram. O povo é enganado e elegem até ditadores, como já aconteceu em outros países, que se passam de amigos da Pátria, porém possuem o dom da oratória e convencem as vítimas que morrem de inanição nos braços e nas suas mãos maldosas. Exemplo: América latina e outros países pelo mundo afora.
Todos sabem o que é certo e o que é errado, porém continuam fazendo o errado. Paulo, inspirado por Deus, conhecido como apóstolo dos gentios, escrevendo para os romanos, afirmou que todos “mostram a lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes, também a consciência e os seus pensamentos mutuamente acusando-se ou defendendo-se; no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu Evangelho”. Todos sabem a lei e vivem fora da lei, até os juízes que julgam sem ouvir os envolvidos e aplicam penas injustamente. Quantos inocentes foram presos, pois pareciam com os verdadeiros criminosos. Quanta mentira se tornou verdadeira e quanta verdade se tornou mentira.
Sei que estou pregando no deserto, como fez João Batista, e sempre há uma Herodias que quer ver a minha cabeça no prato de ouro. Cumpro, no entanto, o meu dever de combater o furto e o roubo em todas as suas modalidades.
“Charitas mea cum omnibus vobis in Christo Iesu. Amen”.
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....