Os Olhos de Cristo

Lucas, o historiador dos trabalhos missionários dos apóstolos, narra um fato curioso que se deu com Cristo e Pedro. Foi na noite que Jesus foi condenado. Pedro, que era sanguíneo no caráter, afirmara, algumas horas antes da condenação de Cristo: “Senhor, estou pronto a ir contigo , tanto para a prisão, como para a morte.” ( Lucas 22:33) Jesus que vê o rosto e o íntimo do coração humano, sabendo que as palavras não acompanham o desejo, disse-lhe: “Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.” (Luc. 22:34) Marcou Cristo o dia, a hora e o número de negações. Pedro calou-se, porque não conhecia a si mesmo.
Como profetizou Jesus, o seu discípulo negou que o conhecia perante uma criada e dois homens do povo. Na última negativa, Cristo fixou os seus olhos amorosos e cansativos no seu discípulo e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor:-“Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo.”
Pôs Cristo os olhos em Pedro e ele se lembrou do ensino do seu Mestre. Os olhos de Jesus são a fonte do amor, do perdão e da misericórdia.
Lembrou-se do sermão de Cristo, quando disse:-“Ouvistes que foi dito : Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo.” Na ocasião chegou a sacudir a cabeça, afirmando que se lembrava. Depois ouviu a explicação magistral de Cristo:-“Eu, porém vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem…” (Mat.5:44) Ficou admirado com o ensino de Cristo e dizia para todos a nova interpretação do Torá.
Lembrou-se do paralítico que fora curado por Cristo e na ocasião Jesus disse-lhe: “Filho, perdoados estão os teus pecados.” (Mar. 2:5) Lembrou-se que os escribas, que estavam ali presentes, criticaram-no e diziam: “Por que diz este assim blasfêmias: Quem pode perdoar pecados senão Deus?” Não sabiam que Jesus era o Deus encarnado, o Emanuel e quem pecava não era Jesus, mas eles.
Lembrou-se da ordem de Cristo aos fariseus: “Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício.” (Mat. 9:13) Naquela hora aflorou em sua mente uma das bem-aventuranças: “Bem-aventurados os misericordiosos; porque eles alcançarão misericórdia.”(Mat. 5:7)Lembrou-se que misericórdia “é uma aversão a tudo que é severo, cruel, opressivo ou injurioso, e, por outro, na disposição de se condoer das misérias dos semelhantes e de fazer tudo que é possível para aliviá-las ou removê-las.”
Jesus pôs os olhos em Pedro e ele se lembrou das palavras e dos ensinos de Cristo. Diante disso só nos resta pedir para que Jesus, também, ponha os seus olhos sobre nós, pois eles são a fonte do amor, do perdão e da misericórdia .

Últimas

Vitrine – Arte por toda parte

Cidade tem obras atrasadas, aponta TCE

Itapetininga conta com obras atrasadas. A apuração é do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que indicou que havia, no primeiro trimestre, nove construções com problemas no cronograma. Conforme a...

Correio Político

Correio Político

Convenções As convenções para formação definitiva das coligações dos partidos e definições das candidaturas de prefeito, vice e vereadores devem acontecer no próximo final de semana, prazo final do calendário...

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga é conhecida por sua agricultura diversificada e agora se destaca na produção de lúpulo, um ingrediente indispensável para a fabricação de cerveja. A iniciativa, liderada pelo produtor Fernando Gonçalves,...

Prefeitura divulga balanço de adesões do Refis 2021

Projeto do aeroporto é retomado; agora é municipal

Após 10 anos, o projeto de aeroporto é retomado em Itapetininga. Agora, foi reformulado e será municipal. Em tese, significa que a prefeitura desenvolverá e executará o projeto com recursos...

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Nos últimos dias dos 66º Jogos Regionais em Itapetininga, a cidade está em terceiro lugar na classificação parcial, até o momento. O destaque foi o Tênis feminino, Badminton Feminino e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.