Os problemas eram os mesmos…

Talvez você não saiba, mas faz parte da História. Salomão, o terceiro rei de Israel, construiu um templo no monte Moriá ou monte de Sião. Tal fato se deu no ano 970 a.C. No dia da consagração, o monarca fez uma oração. Pediu para que Deus, que é Adonai, em hebraico, língua dos israelitas, atendesse o povo nas suas preces. A oração é comprida, mas há nela alguns pedidos que se destacam dos demais. Um deles diz: “ Quando os céus se cerrarem e não houver chuva, por ter o povo pecado contra ti, e ele orar neste lugar e confessar o teu nome, e se converter dos seus pecados, havendo-o tu afligido, ouve tu nos céus, perdoa o pecado de teus servos e do teu povo de Israel, ensinando-lhes o bom caminho em que andam, e dá chuva na tua terra que deste em herança ao teu povo. ” É interessante que os problemas eram os mesmos da atualidade, tais como: falta de chuva, doença ou peste como os antigos diziam e gafanhotos, os quais devoravam as lavouras. É evidente que tudo isso surgia por causa do pecado do povo.
Todos sabiam que Deus, o Criador do Universo, é o dono da terra e deve ser temido, isto é, respeitado, porém, no momento que o desrespeitavam, o Onipotente agia, corrigindo. A correção era dura, pois assim como Deus abençoava tanto o justo como o ímpio, assim ele corrigia a ambos.
Diz o historiador que Deus ouviu a oração do rei e de noite, no paço, respondeu-lhe por meio de um sonho, uma vez que a Escritura não estava completa. Eis como o Onipotente respondeu a Salomão: “Ouvi a tua oração e escolhi este lugar para casa do sacrifício. Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste (doença) entre o meu povo; se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e me buscar e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. ”
Há um salmo que assim começa: “Feliz é aquele que teme ao Senhor…” Temer não é ter medo de Deus, mas respeitá-lo, honrá-lo e glorificá-lo. Muitos problemas surgem, pois, os homens não temem a Deus e nos seus folguedos desrespeitam o Criador dos céus e da terra.
OBSERVAÇÃO. Você notou as elipses na resposta divina: Se eu cerrar os céus, ou se (eu) ordenar aos gafanhotos, ou se (eu) enviar a peste entre o meu povo?
Você notou, também, os homófonos heterográficos de acordo com o gramático Cegalla, isto é, palavras que são iguais na pronúncia e diferentes na escrita: cerrar= fechar e serrar=cortar; paço= palácio e passo= andar? Você notou o homófono homográfico: temer= ter medo e temer= respeitar? Você notou os sinônimos peste e doença? Um repórter famoso criticou o Presidente da República, uma vez que ele usou a palavra peste no lugar de doença. O tipo de crítica chama-se preconceito linguístico. O Pastor não pode pertencer a nenhum partido político, pois na igreja há liberdade para todos. Tudo isso é cultura.

Últimas

Correio Político 1002

Correio Político 1002

Tabata Amaral Um importante projeto para criar um protótipo de uma cadeira de rodas movida apenas pelos movimentos da cabeça, está sendo desenvolvido no Campus de Itapetininga do Instituto Federal...

Rita de Cássia Moraes Leonel

Itapetininga perde Alceu Nanini

Esta semana faleceu o empresário Alceu Nanini. Católico fervoroso, teve uma vida exemplar dedicada a ajudar o próximo. Pessoa muito querida na cidade, Alceu foi vice-prefeito e vereador. Uma grande...

Rita de Cássia Moraes Leonel

O Pint of Science Itapetininga foi um sucesso

A avaliação de Cassiano Terra Rodrigues , organizador do evento , é que o Pint of Science Itapetininga 2024 foi um sucesso, com  participação intensa , diversificada e altamente gratificante....

Rita de Cássia Moraes Leonel

O impacto das chuvas do RS no agronegócio brasileiro

Por Maria Clara Ferrari - graduada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista em 1980, Latu Sensu em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras. Experiência...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.