Os sinos já não tocam mais

Em tempos, nem tanto remotos, em qualquer cidade, por menor que fosse ouvia-se o badalar dos sinos que indicavam as horas, as celebrações e festividades.
As primeiras badaladas do dia eram ouvidas anunciando a missa das 6h ou o amanhecer. Muita gente tinha nos sinos seus próprios relógios.
Ao meio dia e as 18 horas tilintavam novamente as campanas de bronze. Meio-dia para o almoço e as 18 horas para anunciar a Ave Maria. Aos domingos também informavam a concorrida Missa das Dez.
Nas grandes Catedrais, nas paróquias, ou nas Capelinhas isoladas nos bairros e na zona rural, nos mesmos momentos os sinos tocavam. E seus sons invadiam e cobriam os céus de todas as cidades. Como uma orquestra divina se comunicando com os fiéis.
Em Itapetininga sobressaia o som o Sino da Matriz, hoje Catedral, abrangendo todo centro velho da cidade. Fiéis eram escalados para esse sagrado labor de badalar. Mas também, na Igreja do Rosário, na Aparecida, a Igreja da Vila Santana, nas Estrelas eles replicavam.
Durante a pandemia a Paróquia da Matriz utilizou os sinos e o sistema de auto falante para anunciar e transmitir as missas, já que os fiéis não podiam ir à igreja.
Mas, em geral, aqueles sons estão apenas na memória dos que viveram nessa época. Enfim, os sinos de todas as igrejas silenciaram.

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.