Panegírico

A carta aos hebreus foi escrita com o propósito de encorajar cristãos devastados e perseguidos por causa de sua fé. Eles sofriam agressões físicas e, além disso, eram espoliados de seus bens materiais. Por causa das provações muitos cristãos já negligenciavam a sua fé e, no capítulo dois, o escritor diz: “Por esta razão, importa que nos apeguemos com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos”. (Heb. 2::1) Alguns já estavam sendo endurecidos pelo pecado e o escritor adverte: “exortai-vos mutuamente cada dia durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado”.(Heb. 3:13) Outros não progrediam mais na fé e o escritor, com tristeza, afirma, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes novamente, necessidade de que alguém vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus, assim vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.(Heb. 5:12) Por fim, muitos deixaram de ir à igreja. (Heb. 10:25) A carta, portanto, visa encorajar as pessoas sofridas que querem desistir da fé.
O tempo é curto para estudar a epístola toda, logo, só vou tratar dos deveres espirituais. O autor, no capítulo treze, exorta: “Lembrai-vos dos vossos pastores (ou guias), os quais vos pregaram a palavra de Deus”. Reparem, irmãos, que o verbo pregar está no pretérito. Eram pastores que já tinham morrido e tinham deixado marcas. Devemos, como cristãos, nos lembrar deles, de suas pregações, orações, ensinos e conselhos. Devemos olhar para o resultado de suas mensagens, obras e por fim imitar a fé que tiveram.
Devemos, no entanto, olhar para Jesus, que é o sumo pastor, o nosso líder maior e é por isso que o escritor diz: “Jesus Cristo, ontem e hoje é o mesmo para sempre”. Todos os líderes passam, porém Jesus é eterno.
Por fim, devemos considerar os líderes atuais, como os irmãos estão fazendo nesta hora, lembrando do aniversário do venerando colega e Ministro do Evangelho, Reverendo Gildásio Mota Fagundes. Diz o escritor sacro que devemos obedecê-los, sendo submissos aos seus ensinos, uma vez que, eles velam, pela alma de cada ovelha, como quem devem prestar contas, para que façam o seu mister com alegria e prazer, não gemendo. Notem, irmãos, que na advertência, há uma sequência lógica: Primeiro os cristãos devem obedecer e serem submissos aos seus líderes espirituais. Em segundo, os líderes devem levar a sério o trabalho de velar pelas almas das ovelhas. Os pastores são vigias ou atalaias. Deus disse: “Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte. Quando eu disser ao perverso: certamente morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei”. (Ezequiel 3:11) Os pastores e as ovelhas, isto é, líderes e liderados experimentam prazer e alegria quando fazem o que lhes é ordenado por Deus.
Diante disso e depois disso, parabéns, Pr. Gildásio, e que o sr. continue sendo uma sentinela do Senhor Jesus Cristo, que é o Senhor dos senhores.

Mensagem apresentada no dia 27 de fevereiro de 2022 pelo Rev. Moysés Moreira Lopes, Pr. Jubilado da I.P.B., sem ônus para a igreja.

Últimas

Correio Político 1002

Correio Político 1002

Tabata Amaral Um importante projeto para criar um protótipo de uma cadeira de rodas movida apenas pelos movimentos da cabeça, está sendo desenvolvido no Campus de Itapetininga do Instituto Federal...

Rita de Cássia Moraes Leonel

Itapetininga perde Alceu Nanini

Esta semana faleceu o empresário Alceu Nanini. Católico fervoroso, teve uma vida exemplar dedicada a ajudar o próximo. Pessoa muito querida na cidade, Alceu foi vice-prefeito e vereador. Uma grande...

Rita de Cássia Moraes Leonel

O Pint of Science Itapetininga foi um sucesso

A avaliação de Cassiano Terra Rodrigues , organizador do evento , é que o Pint of Science Itapetininga 2024 foi um sucesso, com  participação intensa , diversificada e altamente gratificante....

Rita de Cássia Moraes Leonel

O impacto das chuvas do RS no agronegócio brasileiro

Por Maria Clara Ferrari - graduada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista em 1980, Latu Sensu em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras. Experiência...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.