Panegírico

A carta aos hebreus foi escrita com o propósito de encorajar cristãos devastados e perseguidos por causa de sua fé. Eles sofriam agressões físicas e, além disso, eram espoliados de seus bens materiais. Por causa das provações muitos cristãos já negligenciavam a sua fé e, no capítulo dois, o escritor diz: “Por esta razão, importa que nos apeguemos com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos”. (Heb. 2::1) Alguns já estavam sendo endurecidos pelo pecado e o escritor adverte: “exortai-vos mutuamente cada dia durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado”.(Heb. 3:13) Outros não progrediam mais na fé e o escritor, com tristeza, afirma, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes novamente, necessidade de que alguém vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus, assim vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.(Heb. 5:12) Por fim, muitos deixaram de ir à igreja. (Heb. 10:25) A carta, portanto, visa encorajar as pessoas sofridas que querem desistir da fé.
O tempo é curto para estudar a epístola toda, logo, só vou tratar dos deveres espirituais. O autor, no capítulo treze, exorta: “Lembrai-vos dos vossos pastores (ou guias), os quais vos pregaram a palavra de Deus”. Reparem, irmãos, que o verbo pregar está no pretérito. Eram pastores que já tinham morrido e tinham deixado marcas. Devemos, como cristãos, nos lembrar deles, de suas pregações, orações, ensinos e conselhos. Devemos olhar para o resultado de suas mensagens, obras e por fim imitar a fé que tiveram.
Devemos, no entanto, olhar para Jesus, que é o sumo pastor, o nosso líder maior e é por isso que o escritor diz: “Jesus Cristo, ontem e hoje é o mesmo para sempre”. Todos os líderes passam, porém Jesus é eterno.
Por fim, devemos considerar os líderes atuais, como os irmãos estão fazendo nesta hora, lembrando do aniversário do venerando colega e Ministro do Evangelho, Reverendo Gildásio Mota Fagundes. Diz o escritor sacro que devemos obedecê-los, sendo submissos aos seus ensinos, uma vez que, eles velam, pela alma de cada ovelha, como quem devem prestar contas, para que façam o seu mister com alegria e prazer, não gemendo. Notem, irmãos, que na advertência, há uma sequência lógica: Primeiro os cristãos devem obedecer e serem submissos aos seus líderes espirituais. Em segundo, os líderes devem levar a sério o trabalho de velar pelas almas das ovelhas. Os pastores são vigias ou atalaias. Deus disse: “Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte. Quando eu disser ao perverso: certamente morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei”. (Ezequiel 3:11) Os pastores e as ovelhas, isto é, líderes e liderados experimentam prazer e alegria quando fazem o que lhes é ordenado por Deus.
Diante disso e depois disso, parabéns, Pr. Gildásio, e que o sr. continue sendo uma sentinela do Senhor Jesus Cristo, que é o Senhor dos senhores.

Mensagem apresentada no dia 27 de fevereiro de 2022 pelo Rev. Moysés Moreira Lopes, Pr. Jubilado da I.P.B., sem ônus para a igreja.

Últimas

Começou esta semana a vacinação contra a gripe em idosos e profissionais da saúde

Sábado é dia de vacinação contra a Covid e Gripe

Com a grande adesão da população às repescagens da vacinação contra Covid-19 realizadas aos sábados no shopping de Itapetininga, a Secretaria de Saúde do município decidiu incluir no esquema de...

Vitrine – Realismo

Vitrine – Realismo

A coluna Vitrine desta semana apresenta algumas produções dos alunos do Art Studio & Atelier Henrik Ribeiro.Henrik Ribeiro trabalha há dois anos e meio como tatuador. Ele sempre pensou em...

Confira a programação no aniversário de Alambari

Confira a programação no aniversário de Alambari

A prefeitura de Alambari preparou diversas atividades em comemoração ao 30° aniversário de emancipação político-administrativa. A agenda começou no último sábado, dia 14, com concurso da rainha do rodeio e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga