Panegírico

A carta aos hebreus foi escrita com o propósito de encorajar cristãos devastados e perseguidos por causa de sua fé. Eles sofriam agressões físicas e, além disso, eram espoliados de seus bens materiais. Por causa das provações muitos cristãos já negligenciavam a sua fé e, no capítulo dois, o escritor diz: “Por esta razão, importa que nos apeguemos com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos”. (Heb. 2::1) Alguns já estavam sendo endurecidos pelo pecado e o escritor adverte: “exortai-vos mutuamente cada dia durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado”.(Heb. 3:13) Outros não progrediam mais na fé e o escritor, com tristeza, afirma, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes novamente, necessidade de que alguém vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus, assim vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.(Heb. 5:12) Por fim, muitos deixaram de ir à igreja. (Heb. 10:25) A carta, portanto, visa encorajar as pessoas sofridas que querem desistir da fé.
O tempo é curto para estudar a epístola toda, logo, só vou tratar dos deveres espirituais. O autor, no capítulo treze, exorta: “Lembrai-vos dos vossos pastores (ou guias), os quais vos pregaram a palavra de Deus”. Reparem, irmãos, que o verbo pregar está no pretérito. Eram pastores que já tinham morrido e tinham deixado marcas. Devemos, como cristãos, nos lembrar deles, de suas pregações, orações, ensinos e conselhos. Devemos olhar para o resultado de suas mensagens, obras e por fim imitar a fé que tiveram.
Devemos, no entanto, olhar para Jesus, que é o sumo pastor, o nosso líder maior e é por isso que o escritor diz: “Jesus Cristo, ontem e hoje é o mesmo para sempre”. Todos os líderes passam, porém Jesus é eterno.
Por fim, devemos considerar os líderes atuais, como os irmãos estão fazendo nesta hora, lembrando do aniversário do venerando colega e Ministro do Evangelho, Reverendo Gildásio Mota Fagundes. Diz o escritor sacro que devemos obedecê-los, sendo submissos aos seus ensinos, uma vez que, eles velam, pela alma de cada ovelha, como quem devem prestar contas, para que façam o seu mister com alegria e prazer, não gemendo. Notem, irmãos, que na advertência, há uma sequência lógica: Primeiro os cristãos devem obedecer e serem submissos aos seus líderes espirituais. Em segundo, os líderes devem levar a sério o trabalho de velar pelas almas das ovelhas. Os pastores são vigias ou atalaias. Deus disse: “Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte. Quando eu disser ao perverso: certamente morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei”. (Ezequiel 3:11) Os pastores e as ovelhas, isto é, líderes e liderados experimentam prazer e alegria quando fazem o que lhes é ordenado por Deus.
Diante disso e depois disso, parabéns, Pr. Gildásio, e que o sr. continue sendo uma sentinela do Senhor Jesus Cristo, que é o Senhor dos senhores.

Mensagem apresentada no dia 27 de fevereiro de 2022 pelo Rev. Moysés Moreira Lopes, Pr. Jubilado da I.P.B., sem ônus para a igreja.

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.