Paz do Senhor

Estive por duas vezes em Israel e nunca vi, no mundo, tantas pessoas a desejar a paz aos homens e às mulheres. Em todos os lugares as pessoas me cumprimentavam, dizendo: shalom, que quer dizer, paz. De manhã, ao meio dia e a noite, diziam: shalom e depois, conforme o horário, boker tov, bom dia; erev tov, boa tarde; laila tov, boa noite; mas sempre precedido pelo shalom, que era muitas vezes, traduzido por: olá. Davi, o salmista, filho de Jessé, pai do rei Salomão, imperativamente, disse: “Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam. ” Eu, parafraseando o rei, digo: Orai pela paz de Israel; orai pela paz dos Palestinos e orai para os inimigos dos dois povos, para que cada um possa ter o seu coração quebrantado e ame o próximo como a si mesmo.
Jesus, o príncipe da paz, filho de Maria, disse: Não pensais que vim trazer paz à terra, não vim trazer paz, mas espada. ” Disse mais o Mestre divino da tribo de Judá: “Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai. ” Disse mais o descendente de Davi: “pois vim causar divisão entre o homem e seu pai, entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa. ”
Como se explica o texto? A discórdia, como afirmam os exegetas, não é proveniente de qualquer defeito na sua doutrina, isto é, na doutrina de Cristo, mas da maldade dos homens, da dureza de seus corações, que os leva a guerrear a verdade, porque não apetece a sua natureza. Os comentaristas afirmam, ainda, que “a profecia de Cristo tem sido cumprida muitas e muitas vezes, e continuará a se cumprir até que todos os homens concordem em amar e obedecer a Jesus. Quando Cristo disse em enviar a espada, foi um modo de dizer, isto é, produzir hostilidade e guerra.
Foi a igreja que instituiu a inquisição. Foi a igreja que promoveu a matança dos huguenotes. A maior igreja que se diz cristã, quando está em minoria, age como ovelha, quando está no mesmo pé de igualdade, como raposa, todavia, quando está em maioria, age como leão. Quando eu era menino, perto da minha casa havia uma comunidade que se cumprimentava dizendo: Paz de Deus e a outra: Paz do Senhor. Não via diferença alguma, mas era motivo de divergência entre os irmãos. Quando Jesus ressuscitou, disse aos discípulos: “Pax vobis” ou em grego: “Eirene imim” Concluindo, o importante é que cumprimentamos a todos, mantendo a paz e a harmonia. Devemos conversar e entrar em acordo, tomando a Bíblia, como nossa única regra de fé e prática.
Os cristãos não vivem em paz, porém deveriam viver em harmonia. Jesus orou ao Pai santo: “Guarda-os em teu nome os que me deste para que eles sejam um, assim como nós”. Depois, já no final de sua oração intercessora, disse: “Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio de tua palavra, a fim de que todos sejam um como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti…”Oremos para que os cristãos sejam unidos. Oremos para que haja paz no mundo. Oremos para que a paz “shalom” não seja apenas um “olá”, mas que a concórdia seja real entre todos e que no mundo haja paz.
Amigos cristãos, lembrem-se desta bem-aventurança: “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus, ” palavras de Jesus.

Últimas

Correio Político 1000

Correio Político 1000

  Everthon Juliano Quem surge como uma nova alternativa para a Câmara Municipal é o educador Everton Juliano, pré-candidato a vereador pelo PSOL. Professor de educação infantil, Everthon produz conteúdo...

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Com o objetivo de proporcionar convivência familiar, apoio financeiro e de serviços a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e com poucas perspectivas de retorno a família de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.