Paz, Pax, Peace, Shalom, Eirene

“Pax vobis” quer dizer: Paz seja convosco. Quando Jesus ressuscitou, no período da tarde, se apresentou aos seus discípulos que estavam reunidos numa casa com as portas fechadas, disse, cumprimentando-os: Eirene imin ou Pax vobis. O primeiro cumprimento está no grego e o segundo no latim. Talvez tenha usado o shalom, que é paz no hebraico, pois ele era judeu. Jesus é o Deus encarnado. Maria, a virgem, era judia, assim como José, seu marido.

A virgem fora agraciada por Deus, uma vez que o Eterno a escolheu para que através dela a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade se encarnasse. O Criador, em Maria, que era semita, cumpriu a profecia que fizera e que Moisés, o cronista da criação, registrou no seu livro de Gênesis. A divagação é para tornar claro o ensino, pois continuou sendo professor, embora aposentado pelo Estado e Município de São Paulo.

Eis a profecia: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente: esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar. ” (Gên. 3:15) Foi assim que Deus disse à serpente que servira de hospedeira para Satanás. O “ti” está se referindo ao inimigo de Deus, que é o Dragão. A semente da mulher é Jesus. (Notou, caro leitor, como se faz uma interpretação de texto. Leia o texto na íntegra.)

Maria, a virgem doou o seu ventre, útero, e um gameta, que santificado pelo Espírito Santo, serviu para que o verbo Divino se encarnasse. É a semente da mulher que fere a cabeça do Dragão. Não é a mulher que fere, mas a sua semente que é Jesus. Ele, Jesus, é onipotente e só ele tem esse poder.

Pois bem, os discípulos estavam reunidos e Jesus se apresentou no meio deles, aceitando o culto e a mudança do dia e disse-lhes, cumprimentando-os: Paz seja convosco. O cristão verdadeiro em vez de atear o fogo da discórdia, deve aproveitar todas as oportunidades para dar as explicações necessárias ou os conselhos que podem tirar as dúvidas e restaurar a paz.

O cristão verdadeiro de Jesus evita de todas as maneiras a perturbação e procura por atos ou palavras mantê-la. Cristo nunca desejou que os seus ensinos fossem propagados pela espada ou por leis penais, porém pela pregação e ensino. Disse ele: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho para toda criatura. ” O Evangelho deve ser pregado e o ministro deve usar de argumentos lógicos e convincentes para atrair os seus ouvintes. Disse, ainda: “Ensinai todas as nações…” As universidades surgiram com o cristianismo.

O aluno de Jesus deve ser uma pessoa dotada de espírito público e trabalhar em prol do bem comum, esforçando-se até onde as suas forças o permitam para promover a paz entre os homens, nas famílias e nações e acabar com as questões litigiosas.

Aquele que prega, promove a paz será feliz neste mundo e receberá o título honroso de filho de Deus. Eis a prova: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus, ” palavras de Jesus, que é o Redentor dos escolhidos de Adonai.

 

 

 

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga