Jovem ainda, cheio de sonhos, saí de Itapetininga e fui tentar a vida na capital. Duas horas e meia de ônibus e, pronto: lá estava eu, na cidade fundada por jesuítas. Encantei-me com a majestade do Teatro Municipal, o vaivém de tanta gente no Viaduto do Chá, a maravilhosa Igreja da Sé… Lembro-me que apesar da saudade da “terrinha”, um espírito de ufanismo tomava conta de minha alma, afinal, o botinudo aqui estava na capital e, por falar em botinudo, eu andava de botinas mesmo e de cano alto! E nas prosas com amigos, batia no peito e dizia: eu sou do interior! Mas, grande coisa ir morar na capital! Hoje, com a onipresença da Internet, qualquer cafundó da Via Láctea parece tão pertinho, tão pertinho… Fiquei vinte anos na “Terra da Garoa”, casei-me, tive filhos, venci concursos literários, publiquei um livro de poesias, mas não passei das cercanias de São Paulo.
Meu filho, Pedro Gump, foi mais longe, bem mais longe… Corajudo como ele só, trancou seu curso de Engenharia Mecatrônica, juntou as malas, embarcou num avião e, após horas de voo sobre o Atlântico, pousou na Irlanda, um belo país fundado pelos Vikings! Vai estudar inglês no DCAS Dublin College. Ele verá coisas que o matuto aqui, jamais verá… O Trinity College, o Poenix Parck, a Catedral de São Patrício… E, claro, conhecerá de perto outra vida: o dia a dia irlandês!
Por essa eu não esperava… Agora, tá mais difícil ver Pedrinho! Antes, era só tomar um ônibus da Cometa, fazer escala em Tatuí, ficar matutando duas horas e meia num ônibus azul celeste e desembarcar no alto da Lapa… Agora não, se eu quiser ver meu filho e prosear com ele, terei que embarcar num avião; e eu morro de medo de estar a bordo dessa geringonça avoante sem nenhum suspensório que a segure Lá no céu! Coisa de caipira, né! O meu consolo é que a “Santa Internet” me socorre… E o Skype me ajuda a ver meu filho e ouvir a sua voz, lá de longe…
Confesso: estou trincando de orgulho! Eu continuo aqui, na minha querida Voçoroca do Sul e, ao que tudo indica, daqui não sairei, mas meu filho está na Irlanda!
Que Deus te abençoe e São Patrício te proteja, Pedro Gump!
Obras no Solar dos Rezende foram determinadas pela justiça
A remoção do telhado do histórico Solar Ananiza Rezende que chamou a atenção dos moradores de Itapetininga nos últimos dias, foi uma determinação da Justiça. A informação foi confirmada pela...