Pena de ‘antecipação’ de morte

Governo da Indonésia faz vistas grossas ao pedido de clemência feito pela chefe do Executivo Tupiniquim e brasileiro é fuzilado. A julgar pela aparência, os mandachuvas daquela ilha mandaram Dilma lamber sabão!
Independente do fato de o condenado ter nascido nesta “pátria amada e mãe gentil”, eu sou contrário à pena de morte. Primeiro, tirar a vida de quem quer que seja é usurpar um direito do Todo-Poderoso. Ele e, somente Ele, tem o poder de decidir quando alguém deve prestar contas lá em cima, ou lá embaixo… Segundo, tá todo mundo errado: a forma correta de pronunciar essa desgraça é “pena de antecipação de morte” porque condenado à dita-cuja, já estamos todos nós, queiramos ou não! Ou tem algum sortudo aí que não está?
Um assassinato é um crime solitário, mas, quando um Estado assassina, o crime assume dimensão coletiva… Uma constituição que se arvora no direito de tirar a vida é alguma coisa estapafúrdica! A não ser que o país com essa Carta Magna tenha convicção e provas materiais de que após a defuntice física, nada mais há… Ou então, pode ser que esse país tenha garantias de que após o fuzilamento, o condenado irá padecer castigos mais dolorosos do que sua permanência na Terra. Mesmo assim, o Divino-Santo-Pai não daria carta branca a nenhum governo pra calar o coração de quem quer que seja.
Penso que um criminoso tem que padecer aqui mesmo, no planeta, a expiação dos seus pecados… Envelhecer até o último suspiro pagando por seu delito, vendo o Sol nascer todo santo dia e sofrendo, sofrendo…
No futuro, se houver futuro à espécie, países semelhantes ao Arquipélago Malaio haverão de optar por penas biológicas. Pra que encher cadeias? Pura perda de tempo!
Envelhecer naturalmente já não é fácil… Imagine então,”velhinhar” cego, lerdo, surdo, passando fome, fraco e amaldiçoado pelos seus vizinhos?
Ao que parece, a Indonésia tem certeza absoluta de que após a morte do corpo físico nada mais existe e foi em frente…
Só falta mandar a conta das balas pro Itamaraty…

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

BAO (2018). O curta-metragem dirigido por Domee Shi fala de amor, e usa comida para representar uma mãe cuidando e acompanhando o crescimento do filho. Tem um viés bastante simbólico,...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga