Pentecostes

Há muitas pessoas que tem a impressão que o cristianismo surgiu em Roma. Na verdade, historicamente falando, surgiu em Jerusalém, em Israel. A primeira profecia que se refere ao nascimento de Jesus Cristo está em Gênesis. Com o seu nascimento cumpriram-se as profecias de Moisés, Isaías, Miquéias, Jeremias e outras do Velho Testamento.
Jesus era o descendente da mulher que pisaria a cabeça da serpente. Jesus era o menino que nasceria em Belém. Jesus era o menino, cujo nome seria Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Jesus era o profeta que Moisés, no deserto, dissera ao povo de Israel: “O Senhor teu Deus te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvireis. ” Jesus era o Senhor, que Davi de um modo poético e inspirado pelo Espírito Santo, assim se expressou: “Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita. ” (Os judeus não entenderam o linguajar de Davi) (Mateus 22:44) Jesus está à destra de Deus. (Atos 2:33)
Depois da ressurreição, Jesus se alimentou com os seus discípulos por várias vezes e foi visto por mais de quinhentos irmãos na fé. Os discípulos tornaram-se testemunhas vivas de sua ressurreição a ponto de darem a sua vida por Cristo e para Cristo. Antes de ser assunto para o céu, quando Jesus, numa dessas ocasiões, se alimentava com os seus alunos, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, pois receberiam o Espírito Santo. No dia certo, no momento certo e, na hora certa, eles receberiam a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade e se tornariam testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda Judeia e Samaria e até os confins da terra.
Lucas, o médico, afirma que quando se cumpriu o dia de Pentecoste, estando “eles reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu-se toda a casa onde estavam assentados. Apareceram, continua o médico, distribuídas entre eles línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles e cheios do Espírito Santo passaram a falar línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. Os galileus, homens simples, começaram a falar das maravilhas de Cristo na língua hebraica, aramaica, latina, grega e em muitas outras línguas. O povo gentílico, ali presente, ficou atônito e admirado, pois cada um ouvia falar do Evangelho na sua própria língua materna. Podemos imaginar o que eles falavam, uma vez que só a imaginação nos dá asas. Falavam que Jesus é o Redentor dos escolhidos de Deus. Falavam que Jesus é o Deus encarnado. Falavam que Jesus é o Emanuel, Deus Conosco. Falavam que Jesus é o único Mediador entre Deus e os homens.
Todos os que estavam ali ficaram atônitos e perplexos e perguntavam: “Que quer isto dizer? ” Pedro, então, num discurso respondeu e eles perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: “Que faremos, irmãos? ” Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, respondeu-lhes: “Arrependei-vos e cada um seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão de pecados e recebereis o dom do Espírito Santo.
Três mil pessoas creram e foram batizadas e, como eram tantas e eram poucos os apóstolos, o batismo foi por aspersão: “Eu te batizo no nome do Pai e do filho e do Espírito Santo. Amém. ” Não havia rio no local. Foi assim que surgiu o cristianismo, evolução do judaísmo, pois os judeus, como nação, não reconheceram Jesus como o Messias prometido.

Últimas

Vitrine – Arte por toda parte

Cidade tem obras atrasadas, aponta TCE

Itapetininga conta com obras atrasadas. A apuração é do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que indicou que havia, no primeiro trimestre, nove construções com problemas no cronograma. Conforme a...

Correio Político

Correio Político

Convenções As convenções para formação definitiva das coligações dos partidos e definições das candidaturas de prefeito, vice e vereadores devem acontecer no próximo final de semana, prazo final do calendário...

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga é conhecida por sua agricultura diversificada e agora se destaca na produção de lúpulo, um ingrediente indispensável para a fabricação de cerveja. A iniciativa, liderada pelo produtor Fernando Gonçalves,...

Prefeitura divulga balanço de adesões do Refis 2021

Projeto do aeroporto é retomado; agora é municipal

Após 10 anos, o projeto de aeroporto é retomado em Itapetininga. Agora, foi reformulado e será municipal. Em tese, significa que a prefeitura desenvolverá e executará o projeto com recursos...

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Nos últimos dias dos 66º Jogos Regionais em Itapetininga, a cidade está em terceiro lugar na classificação parcial, até o momento. O destaque foi o Tênis feminino, Badminton Feminino e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.