Há muitas pessoas que tem a impressão que o cristianismo surgiu em Roma. Na verdade, historicamente falando, surgiu em Jerusalém, em Israel. A primeira profecia que se refere ao nascimento de Jesus Cristo está em Gênesis. Com o seu nascimento cumpriram-se as profecias de Moisés, Isaías, Miquéias, Jeremias e outras do Velho Testamento.
Jesus era o descendente da mulher que pisaria a cabeça da serpente. Jesus era o menino que nasceria em Belém. Jesus era o menino, cujo nome seria Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Jesus era o profeta que Moisés, no deserto, dissera ao povo de Israel: “O Senhor teu Deus te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvireis. ” Jesus era o Senhor, que Davi de um modo poético e inspirado pelo Espírito Santo, assim se expressou: “Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita. ” (Os judeus não entenderam o linguajar de Davi) (Mateus 22:44) Jesus está à destra de Deus. (Atos 2:33)
Depois da ressurreição, Jesus se alimentou com os seus discípulos por várias vezes e foi visto por mais de quinhentos irmãos na fé. Os discípulos tornaram-se testemunhas vivas de sua ressurreição a ponto de darem a sua vida por Cristo e para Cristo. Antes de ser assunto para o céu, quando Jesus, numa dessas ocasiões, se alimentava com os seus alunos, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, pois receberiam o Espírito Santo. No dia certo, no momento certo e, na hora certa, eles receberiam a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade e se tornariam testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda Judeia e Samaria e até os confins da terra.
Lucas, o médico, afirma que quando se cumpriu o dia de Pentecoste, estando “eles reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu-se toda a casa onde estavam assentados. Apareceram, continua o médico, distribuídas entre eles línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles e cheios do Espírito Santo passaram a falar línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. Os galileus, homens simples, começaram a falar das maravilhas de Cristo na língua hebraica, aramaica, latina, grega e em muitas outras línguas. O povo gentílico, ali presente, ficou atônito e admirado, pois cada um ouvia falar do Evangelho na sua própria língua materna. Podemos imaginar o que eles falavam, uma vez que só a imaginação nos dá asas. Falavam que Jesus é o Redentor dos escolhidos de Deus. Falavam que Jesus é o Deus encarnado. Falavam que Jesus é o Emanuel, Deus Conosco. Falavam que Jesus é o único Mediador entre Deus e os homens.
Todos os que estavam ali ficaram atônitos e perplexos e perguntavam: “Que quer isto dizer? ” Pedro, então, num discurso respondeu e eles perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: “Que faremos, irmãos? ” Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, respondeu-lhes: “Arrependei-vos e cada um seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão de pecados e recebereis o dom do Espírito Santo.
Três mil pessoas creram e foram batizadas e, como eram tantas e eram poucos os apóstolos, o batismo foi por aspersão: “Eu te batizo no nome do Pai e do filho e do Espírito Santo. Amém. ” Não havia rio no local. Foi assim que surgiu o cristianismo, evolução do judaísmo, pois os judeus, como nação, não reconheceram Jesus como o Messias prometido.
Falecidos da Semana
13 DE DEZEMBRO DE 2024 ESTELA DE ALMEIDA ESPOLAOR DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 13/12/2024 ÀS 00:38 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 100 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIUVA DO SR. MARIO ESPOLAOR...