Perito

Severino- um conhecido- chega pra mim e tasca: “seu Benedito do céu, quase caí de costas! Nunca antes eu tinha visto um estropício tão feioso assim… É mais “horripilento” que capeta fugindo de padre paramentado, mais asqueroso que caipora espargido de água benta… Esse tal de perito do INSS é feioso demais da conta! Credo em cruz!
A desgraceira foi assim, seu Benedito, eu levei minha filha caçula até o prédio do INSS… Queria passar a pensão de minha esposa que foi chamada pra prestar contas com São Pedro, lá em riba… Minha filhinha é esquisita, sabe! É tão lerdinha das idéias que acende palito de fósforo e taca fogo na cortina só pra ver o fogaréu, diz que um dia voará até Saturno de asa Delta, fala com um namorado invisível e não consegue arrumar emprego nem que jerico seja eleito vereador… Então, no dia combinado, levei a pobrezinha até lá e logo fomos encaminhados até esse tal de “pé-ri-to”… Ai de nós!
O sujeito nem parecia gente, “seu Dito”! Uma cabeçorra enorme e que não tinha semelhança com a nossa, não! Uma forma retangular de lata d’água, o nhô entende? Orelhas imensas, mais compridas que as do meu burro puxador de carroça, olhos saltados para fora das órbitas iguaizinhos “zóios” de mosquito, nariz de elefante, boca de jacaré do papo amarelo, pescoço de girafa, braços de povo, pernas de centopéia, voz de metal raspado… Assim que o avistei, apertei meu crucifixo com força contra o peito e pedi pro Divino-Santo-Pai que me desse proteção!
O enfadado olhou de baixo a cima minha pobre filha desamparada e tascou pergunta:
-Quantos anos a moça tem?
E a menina respondeu de olhos esbugalhados de pavor!
E o tal “pé-ri-to” apenas disse:
-Tudo bem, a senhora tá dispensada… E já, já pro batente!
Saímos de lá- seu Benedito- com uma mão na frente e outra atrás, sem saber o que fazer e pra que santo pedir ajuda! Tô de chapéu na mão, “seu Dito”, mas, se perícia do governo é isso aí, melhor o INSS trancar as portas, lacrar bem as janelas e dar a conta pra esse bando de folgados! Eca!

Últimas

Cidade tem 25 mortes em sete dias e UTIs estão 100% lotadas

Cidade registra 24 mortes em apenas dez dias

Os primeiros dez dias do mês de junho registram uma marca preocupante, a cidade confirmou 24 mortes em decorrência da Covid-19 e 579 novos casos. Nesta quinta-feira, dia 10, o...

Modelo denuncia racismo em oferta de trabalho

Modelo denuncia racismo em oferta de trabalho

A modelo e estudante de fisioterapia Bruna Campos denunciou uma situação de racismo que sofreu durante uma oferta de trabalho. Ela combinava, pelo whatsapp, detalhes de um trabalho freelancer que...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga