Pichou o Templo

O ser humano, desde os tempos imemoriais, tem procurado se comunicar por meio de símbolos e sinais. Surgiram, assim, os hieróglifos, os cuneiformes, alfabeto grego, hebraico e latino. A simbologia é grande. O anel simboliza a eternidade; o triângulo equilátero, a trindade; a cruz, a redenção em Cristo; a sarça ardente, a eternidade do Criador; a pomba, o Espírito Santo ou a paz; a coruja, a sabedoria; a balança, a justiça; o leão, a força.
Cada país adota uma bandeira e cada cor tem o seu simbolismo. O verde representa a mata, o amarelo, o ouro; o azul, o céu; o branco, a paz; o vermelho, o sangue; o preto, a morte.
Usam-se as cores no trânsito, facilitando a vida dos pedestres e motoristas. É o amarelo do espera, o vermelho que faz parar e o verde que permite a passagem.
Não contente, o homem passou a usar os símbolos já existentes como código secreto para transmitir os seus bons e maus pensamentos.
Registra, assim, no braço, no peito, nas costas, no rosto, nas mãos, marcando para sempre a sua personalidade.
Os presidiários têm o costume de se marcarem e, às vezes, de uma forma grotesca, fugindo dos modelos artísticos, criados por profissionais que fazem da tatuagem uma fonte de renda. Cada um faz o que quer. Quem não tem a Bíblia como a Palavra de Deus tem liberdade para fazer o que dá na cabeça. Cada um dará conta de si mesmo.
A Bíblia, que é a Palavra de Deus, condena, tanto a forma grotesca como a artística, pois diz de um modo geral: “Não fareis marca alguma sobre vós.” Diz mais: O homem de Belial, o homem vicioso, anda com perversidade de boca, acena com os olhos, fala com os pés, faz sinais com os dedos.” (Prov.6:12)
Carlos, filho de D. Veridiana, fez no peito um coração atravessado por uma flecha e, no centro, a inscrição: amor de mãe. Sem saber, uma vez que é um simplório, diz, com a tatuagem, que é um homossexual e comete crimes contra os bons costumes. Ele é membro da igreja e pichou o seu corpo.
Carlos fez por ignorância e, além disso, pichou o templo do Espírito Santo, pois o apóstolo Paulo, inspirado pela Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, escreveu: -“Acaso não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo?” ( I Cor. 6:11) Ele pichou o templo.

Últimas

Rita de Cássia Moraes Leonel

Rogério Sardela retorna aos palcos

Depois de quatorze anos, um experiente ator da cena teatral itapetiningana retornou aos tablados, Rogério Sardela, com a peça “Agora Eu Tô Solteiro” de sua autoria. A comédia é dirigida...

Preconceito de marca: as relações raciais em Itapetininga

Preconceito de marca: as relações raciais em Itapetininga

Um longo trabalho de investigação sociológica feito por Oracy Nogueira que reúne 12 enunciados comparativos sobre o preconceito nas relações raciais em Itapetininga, originou um estudo com o título “Preconceito...

Rita de Cássia Moraes Leonel

Rita de Cássia Moraes Leonel

Família Mello Moraes Família Moraes Leonel   Primeiramente, a Rita nunca iria deixar a gente escrever ou falar algo sobre ela. Certamente se incomodaria com isso… Mas não dá pra...

Semana registra 44 novos casos de Covid-19

HLOB tem queda nas cirurgias eletivas em 2024

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes (HLOB) registrou uma queda no número de cirurgias eletivas realizadas em 2024, comparado ao ano anterior. Segundo a assessoria de imprensa do HLOB, no...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.