Por que me chamas bom?

A notícia correu logo. Ele havia aproveitado do cargo e furtara quatro milhões de reais, depositando tal quantia na Suíça. Quem poderia imaginar que tal homem fizesse isso. Demonstrara ser probo em todos os negócios. O relato jornalístico caíra como uma bomba.

Lembrei-me da pergunta que Cristo fez para um jovem rico, que lhe interrogara, dizendo:- “Bom Mestre, que farei para conseguir a vida eterna? Jesus, respondeu-lhe, perguntando:- “Por que me chamas bom? Não há bom, senão um só que é Deus.

De fato, não há uma pessoa que mereça a salvação eterna. Paulo, o apóstolo, afirma que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. A natureza humana é má. Só a graça divina pode mudar tal situação. Na carta que o apóstolo Paulo escreveu para os cristãos de Éfeso, disse que Cristo é quem vivifica o homem morto em ofensas e   pecados. Diz ainda, que é pela graça que o homem é salvo, pois todos merecem a condenação eterna. (Ef. 2)

No diálogo que Cristo manteve com o jovem rico, disse:- “Se queres, porém, entrar na vida eterna, guarda os mandamentos”. O rapaz, demonstrando ignorância daquilo que já sabia, perguntou-lhe:- “Quais?”

Jesus, pacientemente, respondeu: – “Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” O Filho Unigênito de Deus e primogênito de Maria, deu uma parada, olhando profundamente nos olhos do jovem e ouviu estas palavras:- “Tudo isso tenho guardado desde a minha adolescência. Que me falta mais?”

Novamente Jesus pôs os  seus olhos, nos olhos do rapaz e citou os mandamentos que se referem a Deus, pois só citara os que se referem aos homens: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me.” Cristo exigia do jovem fé, crença, confiança, desprendimento.

O jovem, quando ouviu as últimas palavras de Cristo, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Saiu se dizer obrigado. Saiu sem dizer adeus. Saiu se dizer até logo. Saiu triste e triste ficara e ficaria pelos séculos e séculos sem fim.

Rejeitara Cristo. Rejeitara o Redentor dos escolhidos de Deus. Rejeitara o Salvador, trocando o Messias pelos bens materiais. Desprezara a salvação de sua alma por bens que não são duráveis. Cristo, naturalmente, não queria que ele vendesse tudo e desse aos pobres. Cristo queria que ele demonstrasse confiança e fé na sua pessoa augusta e santa.

Jesus, diante disso, disse aos seus discípulos que ouvira tudo silenciosamente:- “Em verdade vos digo… que todo aquele que tiver deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos ou terras por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.”  Leia o texto completo em Mat.19.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

BAO (2018). O curta-metragem dirigido por Domee Shi fala de amor, e usa comida para representar uma mãe cuidando e acompanhando o crescimento do filho. Tem um viés bastante simbólico,...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga