Que calor!

Credo-gente! Que calor! Receio que eu não consiga terminar de escrever este texto porque minha caneta começa a derreter! Meu forro de PVC, do jeito que a coisa vai, daqui a pouco começará a escorrer… Meu guarda-roupa dá a impressão que irá esfarelar-se… As fotografias na parece já escorrem suas cores, desenhos e lembranças…
Na minha estante, Manuel Bandeira está correndo pra Pasárgada pra fugir desse Saara… Dizem que lá é mais frio e ele, como amigo do rei, ficará à sombra de frondosa árvore, ao som de atabaques e rodeado de mulatas dançarinas. Das páginas de seus livros, vertem sonetos escaldantes,´poemas em fogo, labaredas de decassílabos, chispas de Haicais… Gregório de Matos saltita sobre brasas… Tomás Antonio Gonzaga se abana pensando em Marília… Gonçalves Dias sonha com palmeiras balançadas pelo vento… Álvares de Azevedo pensa em morrer hoje mesmo porque o calor já tá demais… Casimiro de Abreu confidencia que sua alma é como a rola frita!
Fagundes Varela, Castro Alves, Olavo Bilac, Cruz e Souza, tomam sorvete de caju e rezam para que a chuva caia logo… Alfonso de Guimarães diz que Ismália enlouqueceu de tanto calor…
Em desespero, pulo da cama e corro até o banheiro… Talvez um banho frio me ajude… Ligo o chuveiro, mas, ao invés de água, uma lava incandescente borbulha no ladrilho!
Cadê a chuva, minha gente?

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga