Quem vence a guerra?

Na realidade, a super preparada Israel já venceu. A não ser que entre outros guerrilheiros ou nações do Oriente Médio entrem a favor do Hamas (como vocês sabem, um grande grupo de guerrilha pró-Palestina). Pró mas não, representam o pais palestino.
Acontece que Israel acabou deixando o povo palestino com tão pouco espaço geográfico que quase não suporta os 2 milhões de habitantes que vivem lá. E muitas (e muitas!) vezes o horror que os palestinos sentem pelos judeus, misturam-se com os componentes do Hamas.
Mas um é um e outro é outro. As atrocidades que o Hamas executou no último 7 de outubro, matando moradores indefesos dos “kibutz” (agrupamentos) judaicos, sacrificando mais de 1.000 pessoas, teve uma reação lógica do governo judeu. Até com o apoio das grandes nações ocidentais. Foi um genocídio. Mas, com o tempo, tal reação exorbitou. Foi além das medidas, ocasionando verdadeiros crimes de guerra contra a Palestina.
O exército de Israel não separou o civil palestino com o combatente do Hamas e bombardeou os dois grupos. A guerra era Israel contra o Hamas e não é o que está acontecendo. Até agora 12.000 mortes (e vai acontecer mais!) de habitantes de Gaza (a maioria civil). Na semana passada, o presidente da França bateu na mesa e gritou “Chega de matança dos inocentes!”. A Europa precisa fazer algo.
E com isto, infelizmente está voltando no mundo ocidental o antissemitismo, ou uma espécie de xenofobia contra o povo judeu. Quem está no combate jogando bombas a mesmo é o Governo de Israel, não o judeu civil. Não confundir uma e outra. É uma pena para Israel, uma nação próspera e de intensa tecnologia, inclusive no setor de medicamentos. Além da região ser um lugar histórico e sagrado. Muitas passeatas irão ainda acontecer nas grandes cidades do mundo, a favor dos palestinos.

 

Se fato é foto…

O dinâmico itapetiningano José Rubens Leonel, o Xacrinha (relações públicas) dando uma pausa para um tomar um café e um bate papo sobre a cultura da cidade com Rafael Correa, Secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Itapetininga. Foto – Arquivo Pessoal

Últimas

Correio Político 1000

Correio Político 1000

  Everthon Juliano Quem surge como uma nova alternativa para a Câmara Municipal é o educador Everton Juliano, pré-candidato a vereador pelo PSOL. Professor de educação infantil, Everthon produz conteúdo...

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Com o objetivo de proporcionar convivência familiar, apoio financeiro e de serviços a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e com poucas perspectivas de retorno a família de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.