Respeitemos as crianças

Sêneca, quando Nero foi nomeado imperador romano, tornou-se um de seus principais conselheiros, tentando orientá-lo para uma política justa e humanitária. Depois, no ano 54, decepcionado com os maus instintos de Nero, abandonou a vida pública.
A História afirma que Sêneca foi acusado de participar de uma conspiração de Caio Piso que teria planejado o assassinato do Imperador Nero. Sêneca recebeu a ordem de Nero de suicidar-se, e, como era filósofo, executou tal mandato, cortando os pulsos na presença de amigos, sendo seguido por sua esposa que, também se suicidou.
O corpo de Sêneca foi incinerado sem qualquer pompa. Depois desse preâmbulo, assevero que o grande filósofo descreveu com minúcias o costume de sacrificar crianças e expô-las à morte, só porque tinham nascidas fracas. Explica, ainda, que não era de raiva, mas por inteligência, uma vez que era necessário separar o inútil do que é bom.
Diante de tal maldade, é necessário que se diga que Jesus, nosso único Mediador, Emanuel, que é Deus conosco, foi quem, com os seus ensinos, valorizou as crianças e as mulheres.
Certa ocasião, assim narra o médico Lucas, numa das aulas de Jesus, trouxeram-lhe, também as crianças para que as tocasse, abençoando-as, porém, os discípulos, vendo-as, repreendiam os pais. Os discípulos ignoravam os mistérios da encarnação e a onipotência de Cristo. No texto do evangelista Lucas, podemos extrair três lições que são úteis para os pais e pedagogos, em geral.
A primeira lição: Os pais não devem impedir que os seus filhos se aproximem de Jesus, pois ele é o Mestre dos mestres. O sábio Salomão ordenou: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho não se desviará dele”. Os genitores devem se preocupar com a vida espiritual de seus filhos.
A segunda lição: Jesus, como se pôde notar pela narrativa de Lucas, quer receber e abençoar as crianças. Ele, Jesus, é o salvador das crianças e deseja ser adorado pelos seus cordeirinhos. Jesus disse para Pedro, o apóstolo: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeirinhos”.
A terceira lição: A criança é o modelo que todo adulto deve seguir ao receber o reino de Deus. Disse Cristo: O reino de Deus deve ser recebido com simplicidade, fé e humildade despretensiosa. Jesus afirmou: “Em verdade vos digo que se não converterdes e não vos tornastes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”.
Jesus ama as crianças, respeite-as.

Últimas

Memórias de uma geração marcada pelos cinemas

Bancos funcionam normalmente hoje

As agências bancárias funcionam normalmente nesta sexta-feira, dia 13. As unidades bancárias não tiveram atividade presencial no feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida. De acordo com...

Vitrine – Celebração e encontros

Vitrine – Celebração e encontros

Travessa 81 Juliane Hooper é cantora, compositora, letrista, musicista e intérprete. Escolheu o sobrenome “Hooper” como stage name quando se viu artista pela primeira vez. Paranaense, a artista tem com...

SP solicita urgência na aprovação da vacinação para crianças entre 5 e 11 anos de idade

Campanha de Multivacinação segue até dia 31

Itapetininga segue com a Campanha de Multivacinação. A intenção é promover a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos ( 14 anos, 11 meses...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.