Sêneca, quando Nero foi nomeado imperador romano, tornou-se um de seus principais conselheiros, tentando orientá-lo para uma política justa e humanitária. Depois, no ano 54, decepcionado com os maus instintos de Nero, abandonou a vida pública.
A História afirma que Sêneca foi acusado de participar de uma conspiração de Caio Piso que teria planejado o assassinato do Imperador Nero. Sêneca recebeu a ordem de Nero de suicidar-se, e, como era filósofo, executou tal mandato, cortando os pulsos na presença de amigos, sendo seguido por sua esposa que, também se suicidou.
O corpo de Sêneca foi incinerado sem qualquer pompa. Depois desse preâmbulo, assevero que o grande filósofo descreveu com minúcias o costume de sacrificar crianças e expô-las à morte, só porque tinham nascidas fracas. Explica, ainda, que não era de raiva, mas por inteligência, uma vez que era necessário separar o inútil do que é bom.
Diante de tal maldade, é necessário que se diga que Jesus, nosso único Mediador, Emanuel, que é Deus conosco, foi quem, com os seus ensinos, valorizou as crianças e as mulheres.
Certa ocasião, assim narra o médico Lucas, numa das aulas de Jesus, trouxeram-lhe, também as crianças para que as tocasse, abençoando-as, porém, os discípulos, vendo-as, repreendiam os pais. Os discípulos ignoravam os mistérios da encarnação e a onipotência de Cristo. No texto do evangelista Lucas, podemos extrair três lições que são úteis para os pais e pedagogos, em geral.
A primeira lição: Os pais não devem impedir que os seus filhos se aproximem de Jesus, pois ele é o Mestre dos mestres. O sábio Salomão ordenou: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho não se desviará dele”. Os genitores devem se preocupar com a vida espiritual de seus filhos.
A segunda lição: Jesus, como se pôde notar pela narrativa de Lucas, quer receber e abençoar as crianças. Ele, Jesus, é o salvador das crianças e deseja ser adorado pelos seus cordeirinhos. Jesus disse para Pedro, o apóstolo: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeirinhos”.
A terceira lição: A criança é o modelo que todo adulto deve seguir ao receber o reino de Deus. Disse Cristo: O reino de Deus deve ser recebido com simplicidade, fé e humildade despretensiosa. Jesus afirmou: “Em verdade vos digo que se não converterdes e não vos tornastes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”.
Jesus ama as crianças, respeite-as.
Obras no Solar dos Rezende foram determinadas pela justiça
A remoção do telhado do histórico Solar Ananiza Rezende que chamou a atenção dos moradores de Itapetininga nos últimos dias, foi uma determinação da Justiça. A informação foi confirmada pela...