Salário do Pecado

D. Mariquinha havia falecido. Aliás o seu nome completo era D. Maria de Alencar Ferreira de Castro Alenquer, porém, como era baixinha, todos a chamavam, carinhosamente, de D. Mariquinha. O seu filho era o Dr. William de Castro Ferreira. Quando ela faleceu, o seminarista José escreveu uma carta de pêsames para o Dr. Ferreira, com o objetivo de confortá-lo e, na missiva, disse, citando o apóstolo Paulo: “O salário do pecado é a morte.” (Rom. 6:23)
Dr. William, que não é dado aos assuntos teológicos, ficou bravo e respondeu ao jovem seminarista, dizendo que a sua mãe tinha sido uma santa e não merecia tal castigo. O jovem calou-se e fechou-se no seu claustro, uma vez que não entendeu o desaforo do bacharel que era tido por todos de Doutor. De fato era bacharel e jamais havia defendido tese, mas colocara na placa o nome pomposo de Dr., pois todos os bachareis tinham esse costume. São manias da Terra de Vera Cruz.
Como fiquei sabendo do assunto, resolvi entrar na questão, defendendo o seminarista. Sei, por outro lado, que entrei num terreno escorregadio, pois a Bíblia diz:-“ O que, passando, se mete em questão alheia é como aquele que toma um cão pelas orelhas.” ( Prov. 26:17) Até rimou. Moisés, no seu livro de Gênesis, afirma que Deus assim disse para Adão e Eva: “De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gênesis 2:16,17) O seminarista não errou, assim como o apóstolo Paulo, uma vez que a morte é uma consequência natural da desobediência do casal que era o representante legal da raça humana. O Catecismo de Westminster indaga: “Caiu todo o gênero humano na primeira transgressão?” Depois a resposta: “O pacto sendo feito com Adão, como representante, não para si somente, mas para toda a sua posteridade, todo o gênero humano, descendendo dele por geração ordinária, pecou nele e caiu com ele na primeira transgressão.” Logo o seminarista acertou, porém ele errou, uma vez que tratou de um assunto que é para os cristãos, crentes em Jesus, e que aceitam a Palavra de Deus como única regra de fé e prática. Às vezes tem que dançar conforme a música. A Escritura afirma que o casal perdeu imediatamente a sua comunhão com Deus e procurou, como se pudesse, esconder do Criador. Foi a morte espiritual, isto é, a separação do homem de Deus. A segunda morte é a física, que é a separação da alma do corpo. Deus, logo em seguida, disse ao representante da raça humana: “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra, porque dela foste tomado: porquanto és pó e em pó te tornarás.” A terceira é a morte eterna e só passará por ela quem não aceita o plano de salvação na pessoa de Cristo. Esta morte consiste na separação eterna do homem de Deus.
– Credo! Deus me livre, disse Rafael que não entrou na história.

Últimas

Vitrine – Arte por toda parte

Cidade tem obras atrasadas, aponta TCE

Itapetininga conta com obras atrasadas. A apuração é do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que indicou que havia, no primeiro trimestre, nove construções com problemas no cronograma. Conforme a...

Correio Político

Correio Político

Convenções As convenções para formação definitiva das coligações dos partidos e definições das candidaturas de prefeito, vice e vereadores devem acontecer no próximo final de semana, prazo final do calendário...

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga é conhecida por sua agricultura diversificada e agora se destaca na produção de lúpulo, um ingrediente indispensável para a fabricação de cerveja. A iniciativa, liderada pelo produtor Fernando Gonçalves,...

Prefeitura divulga balanço de adesões do Refis 2021

Projeto do aeroporto é retomado; agora é municipal

Após 10 anos, o projeto de aeroporto é retomado em Itapetininga. Agora, foi reformulado e será municipal. Em tese, significa que a prefeitura desenvolverá e executará o projeto com recursos...

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Nos últimos dias dos 66º Jogos Regionais em Itapetininga, a cidade está em terceiro lugar na classificação parcial, até o momento. O destaque foi o Tênis feminino, Badminton Feminino e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.