Um período, duas orações e três grandes verdades. O período é composto, as orações são subordinadas, as verdades são eternas, infalíveis e imutáveis. O período e as orações pertencem ao exegeta, porém as verdades ao estudioso da Bíblia. O “se” exprime causa. Deus é o causador de todos os benefícios que se tornam reais, quando gozamos do privilégio de estarmos do seu lado e ao seu lado. A primeira verdade é que Deus é onipotente, a segunda, que ele está do nosso lado e a terceira, que somos imbatíveis, intocáveis e inexpugnáveis. A onipotência pode-se notar na criação do Universo. Tudo gira em torno de Deus. Os mundos que pertencem ao nosso sistema, giram em torno do Sol e o Sol de Deus, tudo depende do Eterno e sem ele nada existe, nada vive e nada se mantém. Ele é o Criador, mantenedor e o sustentador de todos as coisas. Do nada fez tudo que existe e o tudo que existe depende dele para a sua sobrevivência: as árvores, os animais e todos os seres vivem submissos à sua vontade soberana. Ele é soberano e a vida de cada ser vivo está na sua mão. O corpo humano e dos animais irracionais são semelhantes. É formado de aparelhos que funcionam dia e noite sem parar, numa harmonia maravilhosa, estupenda e indescritível. Não depende da vontade humana o bater incessante do coração, órgão principal do aparelho circulatório. Não depende da vontade humana a inspiração e a expiração dos pulmões, órgãos imprescindíveis do aparelho respiratório. Não depende da vontade humana o trabalho contínuo e incessante do aparelho digestivo. Tudo depende de Deus e funciona, regularmente, num ritmo constante e infalível durante anos e anos sem cessar.
Os planetas giram em torno do Sol e todos estão no espaço, sustentados pela mão poderosa de Deus. Dos planetas que há, Deus fez da Terra habitação para o homem. Produz ela ervas e árvores frutíferas que se renovam de um modo maravilhoso, servindo de alimentos para os seres vivos. A água é indispensável à vida e sem ela não há ser vivente. Moisés, o cronista da criação, afirma que Elohim, no terceiro dia, disse: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas. Chamou Deus ao firmamento céus. Depois, no terceiro dia, Adonai disse: “Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar e apareça a porção seca. A porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas mares”. E viu o Onipotente que era bom. O homem sabe que 70% do planeta se encontra coberto por águas e 97% dessa água é marinha. Para ilustrar, os cientistas afirmam que se o nosso planeta fosse uma grande casa, os oceanos representariam a maior parte dos cômodos e as planícies, florestas, desertos, tudo isso seria provavelmente apenas um quarto, onde nós todos e os outros animais terrestres vivemos. No livro de Jó, Deus assevera que encerrou o mar com portas e traçou limites, pondo ferrolhos e portas, dizendo: “Até aqui virás e não mais adiante e aqui se quebrará”. (Jó 38:10) os homens sabem, também que só 1% de toda água existente é própria para o consumo. Deus, todavia, não tem deixado faltar para o nosso uso. Conhecemos a fórmula da água, porém não sabemos produzi-la suficientemente para nos abastecer. Dependemos do Criador e se Deus não é por nós, estaríamos perdidos e todos os governantes, com sua empáfia, seriam nada perante aquele que é soberano e resume tudo em si.
O cristão, que é filho de Deus por adoção, goza da presença do Eterno, que é soberano, e vive debaixo de suas mãos poderosas, gozando de toda proteção e das bênçãos especiais, portanto, como filhos de Deus, podemos dizer: “Se Deus é por nós, quem será contra nós”.
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....