Há tempo, eu pretendo contar, mas, vou esperando, esperando… Parece mentira, mas o Jorge, do Taperá, da Estância Turística de Salto, tem um ganso de estimação! Isso mesmo: um ganso!
É normal um homo sapiens ter um bichinho amigo, trocar confidências com a espécie, dividir a bóia, chorar as mágoas e até pedir conselhos… Conheço muita gente que mantém um canário em casa, um poodle, um gato… Tem filho de Deus que mantém uma sogra de estimação e leva até o cafezinho na cama… Mas, um ganso, eu nunca tinha visto…
E não vão pensar os nobres leitores que é um patinho mequetrefe, não! De jeito nenhum… É um baita grasnador! E, além do mais, o distinto tem personalidade e alguém só entra na casa do Jorge, após apresentar-se e receber o alvará de sua excelência- o ganso! E se o penoso decidir que o visitante não deve entrar, pode desistir: não entra mesmo!
É um “passarinhão” de nobre estirpe, tem pedigree e por isso seu nome de batismo é Julius! Poderia ser apenas Julio, em bom português, mas o avoante tem sangue azul e postura de majestade…
Fiquei sabendo que o distinto já foi parar numa delegacia de polícia porque um enfadado decidiu jantá-lo e o Jorge ficou sabendo… O conhecido escritor virou uma onça… Foi um perereco nunca visto na querência saltense! Onde já se viu transformar um ganso real em galinha frita? Talvez o infeliz do Zé Mané, causador da quase tragédia, tenha bebido demais e acabou confundindo Julius com uma galinha gigante de Itu e, deu no que deu… Tá tudo lá, no Boletim de Ocorrência!
Eu tenho o privilégio de hospedar-me, de vez em quando, na mesma residência onde reina o nobilíssimo exemplar de ave anseriforme, da família dos anatídeos, palmípede, de plumagem branca e posso jurar de pé junto: o Július é tratado com fidalguia e suprema distinção! Há quem diga que o formoso emplumado terá estátua post-mortem e será nome de rua…
De manhãzinha, o azafamado escriba Jorge, arma-se de baldes, vassouras e sabão e lava os aposentos reais julianos com requintes de joalheiro suíço. Não sobra nem uma peninha… Após a ablução, o notável beletrista oferta à nobre ave porções de escarola, melancia, quirera e bisnaga de leite… E ainda faz um cafuné… Nada falta ao penoso!
E o Julius a cada dia fica mais e mais querido… Eu vi, eu estava lá… Senhores, senhoras, crianças, ao passar pela calçada, inclinam-se em reverência e… “bom dia, Julio”!
E Julinho responde, claro!
Falecidos da Semana
05 DE DEZEMBRO DE 2024 THERESA DE JESUS PROENÇA DE MOURA DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 05/12/2024 ÀS 20:00 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 83 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIÚVA DO SR....