Jesus, na região da Galileia, ensinou aos seus discípulos como eles deveriam orar. Primeiro ele disse que eles não deveriam ser como os hipócritas e como os gentios. Hipócritas são pessoas falsas, fingidas. Procuram, na impostação da voz, demonstrar santidade, piedade, amor e outras virtudes cristãs. Agem com muita afetação. Cristo afirmou que os escribas e fariseus eram hipócritas, uma vez que exteriormente pareciam justos. Disse, também, que eles pareciam sepulcros caiados, que por fora, realmente, parecem formosos, mas interiormente estavam cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. São crentes na igreja, porém não exercem a influência cristã na sociedade. O mestre deseja que os seus seguidores sejam o sal da terra e a luz do mundo. O sal para temperar e conservar a sociedade e a luz para atrair e espancar as trevas do pecado..
Depois, Jesus disse, ensinando, que os seus discípulos não deveriam ser como os gentios que usam de vãs repetições, quando fazem as suas preces. Os sacerdotes de Baal, diz a Bíblia, que desde a manhã até ao meio dia, oravam, dizendo; – “Ah! Baal, responde-nos!” O escritor sacro afirma que não havia voz e nem quem respondesse, apesar da contínua repetição. Diz que eles saltavam sobre o altar e ainda se retalhavam com facas e com lancetas. A repetição era uma característica de suas rezas.
Elias, no entanto, depois fez uma oração curta e incisiva e Deus atendeu o seu pedido:- “Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, Senhor, és Deus e que tu fizeste tornar o seu coração para trás.” ( I Reis 18:22) Logo que Elias encerrou a sua oração, a Bíblia afirma que Deus atendeu a prece de seu servo, mandou fogo do céu, consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, o pó e ainda lambeu a água que estava no rego. O povo de Deus caiu em terra e ouvia-se a uma só voz: “Só o Senhor é Deus.”
O cristão deve se submeter à vontade divina. Deus sabe o que é melhor. Foi por isso que o leproso, logo depois do sermão, proferido por Jesus, na região onde Elias enfrentou os sacerdotes de Baal, disse:- “Senhor, se quiseres podes tornar-me limpo.” Jesus deu o exemplo de submissão, quando orou: – “Pai meu, se este cálice não pode passar de mim, sem eu o beber, faça-se a tua vontade.”
Paulo, o apóstolo, segundo alguns exegetas, sofria de uma doença incurável e por três vezes orou, insistentemente, e Deus assim respondeu:- “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” (II Cor. 12:9) O apóstolo, comentando a resposta divina, disse: “De boa vontade, pois me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. ( II Cor.12:9)
Falecidos da Semana
13 DE DEZEMBRO DE 2024 ESTELA DE ALMEIDA ESPOLAOR DATA/LOCAL DO FALECIMENTO: 13/12/2024 ÀS 00:38 HS EM ITAPETININGA-SP IDADE: 100 ANOS PROFISSÃO: APOSENTADA ESTADO CIVIL: VIUVA DO SR. MARIO ESPOLAOR...