Tão santinhos!

Dia cinco de outubro, de manhã, abro meu portão e levo um susto: toda a frente de minha casa e adjacências estava abarrotada de santinhos!Mas abarrotada mesmo! Não é brincadeira, não! Não sei onde essa gente arruma tanto papel…

Mas confesso: senti um carinho no meu ego de eleitor… Nossa! Quanta atenção! Se eu soubesse disso, teria me vestido a caráter, talvez, até botasse uma camisa nova que tá lá, no guarda-roupa…  Desde os candidatos à presidência da República, passando pelos senadores, governadores, deputados… Todos eles capricharam numa foto, mandaram pra uma gráfica e cobriram a entrada do meu portão com suas fisionomias sorridentes… Quanta bondade!

Eu me senti meio constrangido, sabe! Afinal, caminhar sobre tantas figurinhas, tão simpáticas, coradinhas, altruístas… Que dó! Se eu soubesse que minha calçada estaria tão ornamentada assim, teria engraxado minhas botinas antes de sair à rua… Mas, quando abri meu portão já era tarde… Uma fotografia aqui, outra ali… É constrangedor pisotear uma fisionomia tão maquiada, mas eu não tinha alternativa e fui pisando, pisando, pisando…

Enquanto caminhava até o local de votação, pude perceber que o Sol estava atento e ardido barbaridade!  E fui indo encafifado que só vendo! De repente, bate uma ventania… E a montoeira de candidatos forma um redemoinho bem à minha frente… Paro e fico contemplando o fenômeno climatológico-eleitoral… Eu nunca tinha presenciado um torvelinho tão de perto! E a santaiada toda colorida e risonha gira, gira, gira e espalha-se ao léu ao sabor do vento…  Uma figurinha que estava na calçada vai parar numa antena de TV; outra que estava num portão fica grudada no telhado de um velho casarão; um colorido santinho que pousava ao meio-fio, rodopia, rodopia e fica colado na entrada de um bueiro…

Passada a ventaneira, desvio-me de um rosto aqui, outro ali, mas piso em outro sem querer e vou em frente… Preciso chegar logo ao local da votação… E vou matutando: quanta generosidade desses nobres candidatos, quanto altruísmo, que bondade infinita!  Eles teceram um tapete com seus rostos sorridentes para este humilde eleitor poder passar e chegar até a urna!

Que mundo maravilhoso é esse onde vivo! Tantos candidatos, tão magníficos, tão abnegados, tão… tão santinhos!

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga