TEMOR OU RESPEITO

A esmagadora maioria dos brasileiros não confia na polícia, revela recente e preocupante pesquisa.
A rigor, a confiança popular parece confinada aos Correios, rádios, exército e umas poucas igrejas. Políticos lideram a desconfiança popular.
O brasileiro têm motivos de sobra para não nutrir grande apreço pelas estruturas públicas que o cercam. O hospital vive em crise, o Pronto – Socorro lotado e pouco prestativo, os alunos pouco aprendem, a Justiça tarda, o transporte coletivo é cadavérico, o saneamento incipiente, as ruas esburacadas e as notícias de corrupção, assaltos ao erário e impunidade são diárias.
O aumento da criminalidade e da violência urbnana, bem como o avanço das drogas, são creditados à ineficiência do aparato policial. Muitas vezes, o policial que prende é tido como a autoridade que solta, e mentor das leis que protegem o menor criminoso.
Nas periferias, brancos, pardos e negros, pobres, relatam espancamentos e informalidades violentas, agora mais contidas por imagens de câmeras disponíveis na maioria dos bolsos pátrios. As imagens desmentem versões e ensejam punições as mais diversas.
Policiais seguem ordens do poder Executivo, responsável pelo treinamento, estruturação, salários, instrumentos de serviço, prioridades, promoções, punições administrativas, incentivos e inibições. Pode promover ou degringolar o aparato repressivo ou investigador.
As ineficiências da polícia refletem políticas e práticas de governo, salvo ocorrências isoladas de personalidades doentias, presentes em qualquer campo de ação humana. Há policiais honestos e exemplares, e policiais que se aliam a criminosos.
Diminuem, cada vez mais, a violências, arbitrariedades e abusos de poder, mas a criminalidade segue crescente. Na polícia, músculos, equipamentos e cérebros devem atuar em conjunto, e o só o aumento da participação de equipamentos e cérebros, com o apoio de músculos, pode aumentar a eficiência do contingente.
O policial tem família, gastos, angústias e quereres comuns, devendo, além de salário digno, receber treinamento que vai do preparo emocional a noções de direito e cidadania. Sem incentivos, compensações, treinamentos e limites, a profissão só rende melhorias sociais em caso de extremada condição de sacerdócio.
As policias ainda pouco se comunicam, e muitas vezes competem entre si. A inteligência policial pouco atravessa os limites dos estados, e a colaboração recíproca ainda engatinha.
Contingentes preciosos dedicam-se a atividades administrativas, outros vigiam presos ou os conduzem aos fóruns, desfalcando a atividade – fim.
Policiais, que sempre foram temidos, buscam agora serem respeitados, e só serão eficientes na exata medida da eficiência dos governos, que os comandam.

Últimas

Usuários aprovam transporte coletivo gratuito

Após 100 dias população aprova ônibus gratuito

Com avaliação positiva da maioria da população, o transporte público gratuito em Itapetininga fez cem dias no início do mês de abril. A medida foi implementada pelo prefeito Jeferson Brun...

Cidade confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Itapetininga registra novo caso de Chikungunya

Itapetininga registrou um novo caso de Chikungunya nesta quinta-feira, o paciente é uma mulher de 25 anos, que já está recuperada. O caso é autóctone, ou seja, que se origina...

Correio Político 998

Correio Político 998

Sueli Marquetto Presente no leilão durante a abertura da 51ª EXPOAGRO 2024, a deputada federal (PMDB) Simone Marquetto, circulou entre os convidados nas diversas mesas, conversando bastante com estes, sempre...

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

Pronto Socorro 2 do Hlob começa a funcionar

O Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes, sob gestão da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), abriu ontem (17/04), de forma emergencial, o Pronto Socorro 2, devido à alta demanda de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.