Governança em São Paulo
A eleição para Governador do Estado de São Paulo, com certeza, vai ser uma das mais disputadas e o eleito pode ser ainda uma incógnita.
A saber, o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad, continua sempre em primeiro lugar, segundo pesquisas da Data Folha e outras mais confiáveis. Em segundo, Tarcísio de Freitas, candidato do Partido Republicanos, entre outros, indicação de Jair Messias Bolsonaro e em terceiro, Rodrigo Garcia do PSDB, principalmente (partido politico que está desde 1995 no poder no referido Estado). É um tanto difícil Haddad ganhar no primeiro turno. Certamente irá para o segundo, e de acordo ainda com as pesquisas, ganharia do segundo candidato Tarcísio de Freitas, caso este fosse também. O problema é aqui. Ainda de acordo com as pesquisas eleitorais (confiáveis), muitos paulistas que irão votar em Jair Bolsonaro, não votarão para governador no indicado pelo atual presidente da república, mas sim em Rodrigo Garcia (PSDB). Rodrigo também é o preferido dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tabet (MDB). Se tudo isso se concretizar, é possível, bem possível que o candidato e atual governador do Estado de São Paulo vá para o segundo turno, em vez de Tarcísio de Freitas, o indicado por Bolsonaro. Isto tornará mais difícil a vitória de Fernando Haddad. Como já foi mencionado, Rodrigo é o preferido dos eleitores de Tabet e Ciro, e certamente receberá muitos votos dos partidários de Tarcísio que votarão nele e não em Haddad, por este ser petista.
A máquina governamental e o muito tempo de imagem no horário eleitoral, possibilitaram o crescimento de Rodrigo. Um embate entre Haddad X Rodrigo é bem mais equilibrado que Haddad X Tarcísio (devido a rejeição do partido de Tarcísio, Jair Bolsonaro). Não deixou de ser um fato novo na disputa entre os candidatos ao governo paulista.
Costume
Mesmo com o início da nova novela da TV Globo (nove e meia da noite), intitulada “Travessia”, de autoria de Glória Perez (já há um tempo afastada das telinhas), a partir do dia dez (outubro) numa segunda-feira, muitos e muitos telespectadores de todo o país irão sentir falta de “Pantanal” (Benedito Rui Barbosa), que se encerra dia sete. Muitos já estavam acostumados em ver as intrigas do teledrama que aconteciam na farta cozinha da Filó (Dira Paes).
“Pantanal” conseguiu ter uma enorme audiência e noticidade em todos os setores da “mídia”. Desde “Avenida Brasil” não se via uma novela tão propagada assim. E que deixa personagens inesquecíveis como Maria Bruaca, Juma e José Leôncio (este, na impecável interpretação de Marcos Palmeira). Além das músicas como “Chalana” e é claro “Cavalo Preto”.
Nas urnas
Não anule seu voto no próximo domingo, dois. Não deixe que outros decidam por você, afinal, ainda estamos numa democracia. Analise bem os programas dos candidatos. Alguns deles irão coincidir com os seus.