Três assuntos

1°) Paz na terra?
É muito comum nas festejas natalinas ouvir e ver a frase “Paz na terra entre os homens de boa vontade” que caracteriza a antevéspera, a véspera e o dia de Natal no mundo ocidental e parte do oriental. Nestes dias ou semanas, realmente há uma diminuição nos conflitos entre os seres humanos que se estende até o “réveillon”. Neste feriado as coisas acalmam-se para continuar nos dias seguintes. Mas é impossível pedir “paz na terra” neste mundo conflituoso de hoje e de sempre. Paz como? E os trinta e três milhões de brasileiros que quase não tem o que comer, segundo estatísticas? Como estes irão viver em paz? Se não gritarem pela sua extrema situação como poderão continuar vivendo? E não venham com a história, como querem alguns, que estas pessoas não querem trabalhar. Nem forças para isto possuem. E não há trabalho para todos.
O número de famintos brasileiros aumentou muito de uns tempos pra cá. Tudo bem que aconteceu a pandemia que desorganizou por uns tempos a situação econômica da sociedade brasileira. Mas também uma política desastrosa do senhor Ministro da Economia Paulo Guedes que não se empenhou em melhorar a vida destes infelizes brasileiros. Parece que o senhor Guedes estava mais preocupado com a situação de uma classe média alta economicamente e uma minoria rica.
O mundo está passando por uma crise econômica? Há inflação nos países desenvolvidos? Sim, mas o salário mínimo destes pode suportar tal crise. Já no Brasil… por isso em países em vias de desenvolvimento (ainda), como o Brasil, essa paz não deveria existir. Paz com fome? Não! Terá que haver muitas situações conflituosas para que haja diminuição desta catástrofe.
O nosso governo que toma posse no dia primeiro de janeiro terá como missão acabar (ou diminuir) tal problema. Se trinta e três milhões voltar a se alimentar, já será um grande feito.

2°) O rosto do ano
Para muitos especialistas, a atriz, cantora, acordeonista, compositora e bailarina Lucy Alves (a Brisa, de “Travessia”, novela das nove e meia da noite, TV Globo) será a presença mais marcante ao meio artístico brasileiro de 2022. Lucy, brasileira, nordestina, mais “mignon” que alta, brejeira, arisca, recebeu da autora do drama Gloria Perez a incumbência (sempre difícil!) de interpretar o principal papel feminino da novela. E aos poucos foi conquistando o público telespectador.
Lucy Alves foi uma das convidadas do recente programa anual de Roberto Carlos na Globo, cantando (admiravelmente) “De volta para o meu aconchego”, uma toada bem nacional.
E o que acontecerá com a frágil Brisa? É só acompanhar os próximos capítulos…

3°) Nem precisa
A TV Globo programou poucas atrações para o seu “show de ano-novo” na madrugada do primeiro dia do ano de 2023. E um deles será Zeca Pagodinho e sua equipe. E precisa de mais? Zeca, mestre do samba carioca, vale todo um “show”. É a chamado para o carnaval. Elegante, com uma presença única no palco, voz quente e até sensual, é a própria alma carioca e brasileira. E certamente cantará “Verdade” e a belíssima “Coração em desalinho”.

Últimas

Correio Político 1002

Correio Político 1002

Tabata Amaral Um importante projeto para criar um protótipo de uma cadeira de rodas movida apenas pelos movimentos da cabeça, está sendo desenvolvido no Campus de Itapetininga do Instituto Federal...

Rita de Cássia Moraes Leonel

Itapetininga perde Alceu Nanini

Esta semana faleceu o empresário Alceu Nanini. Católico fervoroso, teve uma vida exemplar dedicada a ajudar o próximo. Pessoa muito querida na cidade, Alceu foi vice-prefeito e vereador. Uma grande...

Rita de Cássia Moraes Leonel

O Pint of Science Itapetininga foi um sucesso

A avaliação de Cassiano Terra Rodrigues , organizador do evento , é que o Pint of Science Itapetininga 2024 foi um sucesso, com  participação intensa , diversificada e altamente gratificante....

Rita de Cássia Moraes Leonel

O impacto das chuvas do RS no agronegócio brasileiro

Por Maria Clara Ferrari - graduada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista em 1980, Latu Sensu em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras. Experiência...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.