Tudo Passa

É nosso e não é nosso. É nosso, porque temos e não é nosso, porque é concedido. Temos e não temos. Temos posse, mas não temos direitos legais. Diz Cristo, no Evangelho, que um homem foi para um país longínquo e chamou os seus servos e entregou-lhes os seus bens. Para um deu cinco talentos, para outro dois e a um outro, um. Jesus afirma que cada um recebeu os talentos de acordo com a sua capacidade. De volta, o senhor chamou os seus mordomos e o que  recebera cinco, devolveu dez; o que recebera dois, devolveu quatro e o que recebera um, devolveu um, pois embora tivesse capacidade, não teve coragem de trabalhar e apenas enterrou o talento que recebera.

Os talentos eram dos servos, enquanto o seu senhor estivesse viajando, porém não eram deles. Tinham por obrigação aumentá-los, uma vez que eram servos e como tais deveriam trabalhar, defender, guardar e multiplicá-los.

Temos, na nossa peregrinação terrestre, recebido alguns talentos. Somos mordomos do tempo, todavia o tempo não é nosso, portanto temos e não temos. Somos mordomos do corpo e até dizemos que é nosso, mas não é nosso, uma vez que fomos comprados pelo precioso sangue de Cristo. Paulo exorta: “Glorificai a Deus no vosso corpo.” Somos mordomos do dinheiro, porém não é nosso, porque se Ele, Deus, quer que tenhamos saúde, temos dinheiro, porém sem saúde, até o dinheiro desaparece, portanto, temos e não temos. Temos vida, porque Deus nos deu vida, mas Ele pode nos tirar na hora que quiser e como quiser.

Quando o profeta Samuel nasceu, Ana, sua mãe, num cântico de louvor, demonstrou conhecimento dos mistérios divinos, ao dizer:-“O Senhor é o que tira a vida e a dá, faz descer à sepultura e faz tornar  a subir dela.” (I Samuel 2:6)

Salomão, o terceiro rei de Israel, disse:-“Porque para todo o propósito há tempo e modo.” Disse ainda que “tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Ecl. 8:6 e 3:11)

Se o tempo não é nosso, mas do seu próprio Criador, que é Deus, devemos aproveitá-lo  bem, vivendo o presente como se fôssemos  viver sempre, sabendo, no entanto, que a vida  é curta e Deus pedirá  conta do tempo que foi e não foi aproveitado.

Paulo, quando escreveu para os cristãos de Éfeso, exortou:-“Vede, prudentemente,  como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus.” (Efésios 5:15)

Nesta semana, quando se comemora o aniversário de Itapetininga, lembramos com saudade dos que foram e fizeram tudo para que a cidade crescesse.

 

 

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

Filmes para quem gosta de comer… e cozinhar

BAO (2018). O curta-metragem dirigido por Domee Shi fala de amor, e usa comida para representar uma mãe cuidando e acompanhando o crescimento do filho. Tem um viés bastante simbólico,...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga