Um legado que não será esquecido

Sua vida oferece o exemplo edificante do quanto é possível realizar a inteligência, quando a orienta num ideal superior. Do mesmo modo que a sua obra nos apresenta caminhos amplos, por que muitos haverão de palmilhar sempre encantados pelo que de grandeza encerra: uma grande vida vivida entre lutas e esforços, entre dissabores e angústias na conquista difícil de um objetivo.

Ao completar recentemente mais um aniversário, Waldomiro Benedito de Carvalho, o nosso popular Xuca, representa um exemplo a ser seguido, daí essa pequena homenagem esse tributo ao querido itapetiningano, de quatro costados, considerado cidadão probo e digno de todos os elogios.

Naturalmente sua atuação deve ser o caminho vislumbrado por todos, especialmente pelos jovens, que busquem nos ensinamentos morais de sua vida, o espelho de suas atitudes, e terão contribuído para o levantamento espiritual de nossa terra.

Filho de berço esplêndido, seu saudoso pai, Waldomiro de Carvalho, ex-prefeito local e farmacêutico categorizado – um verdadeiro médico na época – o pequeno Xuca aprendeu a respeitar opróximo, tal o tratamento profissional que seu progenitor proporcionava a todos que o procuravam para seus préstimos da farmácia.

Tanto que Waldomiro – pai – elegeu-se prefeito da cidade – década de 1950 – numa das mais acirradas eleições realizadas no município. “Sentia-se satisfeito em poder colaborar no desenvolvimento da cidade e dos cidadãos”, como acrescenta até hoje o empresário Zecaborba Soares Hungria.

O pequeno Xuca observava, com interesse, a benemerência do pai em todos os seus atos e, após concluir o curso colegial na “Peixoto”, formou-se advogado, considerado então como extraordinário causídico, assim como os existentes na época – João Batista de Macedo Mendes e Rodolfo Miranda Leonel, profissionais de renome na cidade e região.
Eleito vereador, em duas legislaturas, com votação expressiva, tornou-se símbolo de vida de nossa terra, no conceito geral da população. Virtudes cívicas não lhe faltaram, pois teve atuação brilhante e límpida, em decorrência de seu trabalho no legislativo local.
Pela sua capacidade ímpar, foi responsável pela direção regional de Turismo, órgão estadual, que abrangia dezenas de municípios desta área de São Paulo. Profundo conhecedor de centenas de municípios do Brasil, adicionou a seu trabalho “novidades” para um melhor aproveitamento dos viajantes em suas excursões periódicas. Tornou-se também especialista em meio ambiente

Presidiou por duas vezes o tradicional Clube Venâncio Ayres, onde deixou resultados satisfatórios, de inteiro agrado dos sócios daquela entidade centenária. E, a propósito é autor de um memorável livro que narra toda a história do Clube, desde sua fundação até os dias de hoje, obra de grande valor cultural, didático e histórico para todas as gerações.
Waldomiro Benedito de Carvalho, faleceu no último domigo, 15 de março, aos 93 anos, era casado com a professora e advogada Therezinha Gavião e pai de Walter, Neto, Renato e Cláudia, representou personalidade categorizada no cenário público e privado das cidades de nossa região, de onde recebeu outorgas honoríficas de Câmaras e Prefeituras, mercê de conferencias e palestras que realizou sobre meio-ambiente e turismo.

Últimas

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Câmara cassa mandato do vereador Codorna

Na última quinta-feira, dia 22, em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal de Itapetininga (CMI), 15 dos 19 vereadores votaram pela cassação do mandato do parlamentar de oposição Eduardo Codorna...

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

Prefeitura promove Campanha com exames de Hepatite B e C

No mês em que é celebrado o “Dia Internacional do Combate às Hepatites Virais”, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica promovem...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga