Uma nova era?

Como acontece em quase todos os países do mundo ocidental (uns mais, outros menos) não deixou de ser pomposa a posse do novo presidente da república da Argentina, Javier Milei. O novo mandatário do país vizinho fez um discurso até sereno para quem, como candidato, era totalmente espalhafatoso, que mexia o tempo todo com a cabeça (e com os cabelos), gesticulava o tempo todo com os braços (como se fosse dar um soco em alguém), gritava, execrava os presidentes anteriores argentinos (com exceção de Magri, seu aliado político e ideológico) e até os não adversários diretos, como numa atitude anti-diplomática chamar Luís Inácio Lula da Silva de corrupto. Isto, sem importar que o Brasil é um dos principais parceiros econômicos da Argentina. Até a China que comercializa com todos os países da América do Sul. Comunista! Comunista! Comunista!
Isto fez lembrar um mandatário que tivemos até recentemente. E este mandatário, agora ex, foi um dos primeiros convidados por Milei para a posse.
Javier Milei está prometendo o “mundo e os fundos” a seus compatriotas para melhorar o padrão de vida deles. É justo considerar que a Argentina foi considerada a pérola da América do Sul no final da década de 1940 e início da década de 1950, na época do presidente Juan Domingo Perón quando possuía uma abundancia de trigo, e por causa da Segunda Guerra Mundial outros países (principalmente europeus) não tinham.
Javier promete deixar o Estado mais fraco, somente com suas atribuições essenciais (saúde, educação e segurança) e outras suas riquezas serão privatizadas. Acabar com o Banco Central (que regulariza a economia da nação e deixar esta missão para o Mercado. Típica ideologia do neoliberalismo (capitalismo forte!). Mas parece que Milei quer mais que isto! Quer colocar seu país numa posição ultra liberalista, bem a gosto de uma ideologia de uma direita bem radical. Tanto que um comboio de políticos brasileiros (senadores e deputados federais) foi alegremente para a posse.
“A vida vai melhorar consideravelmente”, diz Javier Milei. E continua: “mas, antes disso, o povo terá uns dias negros, necessários para colocar a casa em ordem”. Resta saber se estes “dias negros” na economia serão rompidos ou continuarão como sempre. Grande parte dos eleitores deixaram nas urnas suas esperanças votando num candidato anti-peronista. Serão recompensados? Há dúvidas. Muitas dúvidas.

Se fato é foto…


O casal itapetiningano Célio Castro (promotor de justiça) e Aline Castro (psicóloga) foram até o estádio do Allianz Parque em Sampa, para conferir bem de pertinho o mega show do eterno Beatle Paul McCartney. Foto – Arquivo Pessoal

Últimas

Correio Político 1000

Correio Político 1000

  Everthon Juliano Quem surge como uma nova alternativa para a Câmara Municipal é o educador Everton Juliano, pré-candidato a vereador pelo PSOL. Professor de educação infantil, Everthon produz conteúdo...

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Apadrinhamento Solidário, um olhar de inclusão

Com o objetivo de proporcionar convivência familiar, apoio financeiro e de serviços a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e com poucas perspectivas de retorno a família de...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.