ÚTEIS E DESVALORIZADOS

Existem profissões e ocupações que gozam de prestígio junto à sociedade, pelo contraste entre o muito que desempenham e o pouco que recebem.
Sem o ranço da autoridade, tais atividades não costumam frequentar manchetes escandalosas, e seguem, utilíssimas, a rotina de beneficiar a todos. Por rotineiras e continuadas, são, em regra, pouco percebidas, eis que integram a cena do dia-a-dia.
Bombeiros socorrem situações extremas, como acidentes graves e incêndios, arriscando a própria vida. Não é fácil procurar corpos humanos em águas turvas.
Médicos socorristas aplicam seus conhecimentos em situações externas de urgência e emergência, buscando preservar a vida alheia até que o socorrido chegue a unidade de atendimento mais próxima. Sem cadastros, identificações, consultas ou qualquer outra formalidade, atendem pelo simples fato de haver uma vida em risco.
O lixeiro, que passa incógnito recolhendo restos alheios, é verdadeiro atleta social, perseguindo, por horas a fio, o caminhão de coleta, que determina a velocidade do serviço. Muitas vezes, é obrigado a pegar dezenas de saquinhos de supermercado, que poderiam estar contidos em uma só embalagem. Conhece, pela obra, todos os cães do percurso.
Varredores de rua e calçadas agrupam e coletam tudo o que deveria estar em lixeiras, de fezes animais a impressos, folhas e embalagens plásticas. Competem, em pouca visibilidade e elevada relevância, com limpadores de banheiros públicos.
Entregadores dos Correios cuidam de distribuir correspondências e produtos, de cartas emocionadas a irritantes boletos de cobrança. Memorizam nomes, endereços e cães raivosos, e estão cada vez mais submetidos à criminalidade, vítimas fáceis de roubos.
Tamanha relevância social costuma ser premiada, excepcionalmente, com rápido e impessoal agradecimento. Em ocasiões especiais, o ofício rende-lhes um panetone.
Não costumam figurar em placas identificadoras de logradouros, e não há registro de ruas, praças ou viadutos com o nome de Lixeiro José, Socorrista Antonio ou Bombeiro Gabriel. Constituem o elo fraco e irreconhecido de nossa sociedade, verdadeiros heróis anônimos.
Aprendemos, no dia-a-dia, a cultuar doutores e poderosos, celebridades e extravagantes notórios. Aprendemos a não valorizar as rotinas e seus operadores.
Ricos, pelo simples fato da riqueza, são comemorados, e funcionários graduados, pela eiva do favor potencial, acabam louvados. Na verdade, a sociedade é silenciosamente grata aos operadores de rotinas, e só exterioriza tal reconhecimento quando da falta ocasional dos serviços.
Deve ser estranha a sensação de inexistência e exclusão, dos utilíssimos trabalhadores que operam sem sequer a atenção de um simples “-bom dia” ou um mero “obrigado”.

Últimas

Correio Político 1002

Correio Político 1002

Tabata Amaral Um importante projeto para criar um protótipo de uma cadeira de rodas movida apenas pelos movimentos da cabeça, está sendo desenvolvido no Campus de Itapetininga do Instituto Federal...

Rita de Cássia Moraes Leonel

Itapetininga perde Alceu Nanini

Esta semana faleceu o empresário Alceu Nanini. Católico fervoroso, teve uma vida exemplar dedicada a ajudar o próximo. Pessoa muito querida na cidade, Alceu foi vice-prefeito e vereador. Uma grande...

Rita de Cássia Moraes Leonel

O Pint of Science Itapetininga foi um sucesso

A avaliação de Cassiano Terra Rodrigues , organizador do evento , é que o Pint of Science Itapetininga 2024 foi um sucesso, com  participação intensa , diversificada e altamente gratificante....

Rita de Cássia Moraes Leonel

O impacto das chuvas do RS no agronegócio brasileiro

Por Maria Clara Ferrari - graduada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista em 1980, Latu Sensu em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras. Experiência...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.