Vinde, cantai: Jesus nasceu

Vós que estais comemorando o Natal de Cristo, lembrai-vos que a personagem principal da Bíblia não é o povo judeu, mas Jesus. A primeira profecia que se refere ao Messias está em Gênesis e, assim, diz Deus-Pai: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. O descendente da mulher é Jesus, o Messias, o Deus encarnado. A mulher, que é Maria, a bem-aventurada, como ser humano, jamais teria condições físicas e espirituais para pisar na cabeça da serpente, que é Satanás. É o descendente da mulher, que é Jesus, tem este poder, uma vez que é Deus-Homem. João, o secretário, do coração de Jesus, no seu livro de Apocalipse, escrito na ilha de Patmos, narra a derrota da antiga serpente, que é o dragão, o diabo, nestes termos: “O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta, como também o falso profeta e serão atormentados de dia e de noite pelos séculos dos séculos”. (Apo. 20)
Estai apercebidos destes fatos, pois Cristo, o Deus encarnado, é o Cordeiro de Deus que substituiu todos os outros sacrifícios expiatórios, pois fez para vós um único e suficiente sacrifício na cruz do Calvário. O primeiro sacrifício foi feito por Deus-Pai, no jardim do Éden, ensinando como se devia fazer, vestindo Adão e Eva de peles do cordeiro. Tal sacrifício expiatório durou até a encarnação de Jesus. Isaías, o profeta, explica Gênesis, quando disse que Deus cobre de vestes de salvação os pecadores. (Gn.3:21 e Is.61:10) Foi por isso que Deus aceitou o sacrifício de Abel e não o sacrifício de Caim. Um texto explica o outro.
Na Eucaristia, não se oferece Jesus a Deus, pois Cristo já fez um sacrifício eterno e suficiente para salvar o pecador. O homem, quando aceita Jesus como seu único e suficiente salvador, já é salvo da pena do pecado. Na Santa Ceia, ou Eucaristia, o pecador redimido deve agradecer ao Pai, dizendo: Graças te damos pelo teu amor revelado a nós na Pessoa do teu Filho. Deve ainda dizer: Graças te damos, porque tu nos vestiste com peles de salvação, sendo o teu Filho o Cordeiro Pascal.
No Natal, vós que me ledes, deveis agradecer a encarnação de Cristo, pois através dela, o Verbo Eterno se tornou o Emanuel, que quer dizer: Deus conosco. Ao participardes da Eucaristia, anunciais a morte de Jesus, proclamando a sua ressurreição e, além disso, a sua vinda gloriosa.
No Natal, o convite deve ser este: Ó vinde fiéis, triunfantes e alegres, sim, nasceu o vosso Rei, o Messias prometido.
Os teólogos afirmam que no Velho Testamento é a história de Cristo, antes de sua encarnação e o Novo Testamento a sua história depois da encarnação. Foi por isso que Santo Agostinho afirmou que o Novo Testamento está latente no Velho Testamento e o Novo Testamento patente no Novo. A encarnação de Cristo estabelece três fases: antes da encarnação era o Verbo; depois da encarnação é o Deus Homem; depois da ascensão é o Deus Homem glorificado.
Vinde, cantai, Jesus nasceu. Feliz Natal!

Últimas

Vitrine – Arte por toda parte

Cidade tem obras atrasadas, aponta TCE

Itapetininga conta com obras atrasadas. A apuração é do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que indicou que havia, no primeiro trimestre, nove construções com problemas no cronograma. Conforme a...

Correio Político

Correio Político

Convenções As convenções para formação definitiva das coligações dos partidos e definições das candidaturas de prefeito, vice e vereadores devem acontecer no próximo final de semana, prazo final do calendário...

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga desponta na produção de lúpulo

Itapetininga é conhecida por sua agricultura diversificada e agora se destaca na produção de lúpulo, um ingrediente indispensável para a fabricação de cerveja. A iniciativa, liderada pelo produtor Fernando Gonçalves,...

Prefeitura divulga balanço de adesões do Refis 2021

Projeto do aeroporto é retomado; agora é municipal

Após 10 anos, o projeto de aeroporto é retomado em Itapetininga. Agora, foi reformulado e será municipal. Em tese, significa que a prefeitura desenvolverá e executará o projeto com recursos...

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Itapetininga está em 3º lugar nos Jogos Regionais

Nos últimos dias dos 66º Jogos Regionais em Itapetininga, a cidade está em terceiro lugar na classificação parcial, até o momento. O destaque foi o Tênis feminino, Badminton Feminino e...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.