Virtudes Teologais

Na época de chumbo, dei algumas aulas de Educação Moral e Cívica, bem como de Organização Social e Política. Na época, recebi autorização de um General do Exército, uma vez que uma autoridade do Ensino exigiu tal documento. O tempo passou.
Uma das aulas que ministrei foi sobre as virtudes. O apóstolo Paulo, escrevendo para os cristãos de Corinto, disse:- “O reino de Deus não consiste em palavras, mas em virtude.” Depois, lendo o texto no original, verifiquei que no grego a palavra não é “virtutem” mas “dinamei”, que é poder. Tanto “poder” como “virtude” exprimem força. Do latim “virtutem” acusativo de virtus que por sua vez deriva de “vir” homem. Em latim “virtus” é originariamente a qualidade própria do homem, e, portanto, a força, a coragem. Depois, com o tempo, passou a significar habilidade, capacidade em vários campos. Por influência dos filósofos da Grécia o termo adquiriu o sentido atual de qualidade moral.
O apóstolo Paulo, no seu cântico sobre o amor, dizendo o que ele é e o que não é, concluindo, usando uma chave de ouro como se faz num soneto, disse: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor” estes três, porém o maior destes é o amor.”
Com a fé adquire-se a vida eterna, porém não é ela quem salva, mas é apenas um meio. O escritor sacro diz:- “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé e isto não vem de vós, é dom de Deus. Pela locução prepositiva “por meio de” nota-se que a fé é um meio. O salvador é Cristo. A fé é uma dádiva divina.
Depois, o escritor sacro fala da esperança. O cristão tem a esperança da vida eterna. Tem esperança de que fechando os olhos neste mundo, abrirá os espirituais na glória eterna. Tem esperança da ressurreição, sabendo que o penhor da sua ressurreição é a de Cristo. Tem esperança que vai receber um corpo glorioso e incorruptível como o de Cristo. Crê nas declarações paulinas que se encontram em Primeira Coríntios, capítulo quinze.
Por fim o cristão autêntico sabe que a maior de todas as virtudes é o amor, isto é, o “ágape”. Sabe que aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Sabe que a concretização do amor de Deus-Pai é Jesus Cristo e só ele e ninguém mais pode salvar o pecador. Sabe que é o amor que cobre uma multidão de pecados, pois quando um pecador aceita a Cristo, deixa de cometer uma série de iniquidades. Sabe que aquele que diz que ama a Deus e odeia a seu irmão é mentiroso, pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê.
O amor é tudo. Foi por isso que destacando as virtudes teologais, São Paulo disse que a maior virtude é o amor. Ame e será amado.

Últimas

Itapetininga tem quase 300 casos de dengue confirmados

Cidade registra 450 casos de Dengue em uma semana

Itapetininga registrou 450 novos casos de Dengue em uma semana. Ao todo, a cidade confirmou neste ano 1.531 casos positivos da doença. Um único caso de Chikungunya foi identificado em...

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Queimadas aumentam em mais de 30% em 2024

Em Itapetininga, nos primeiros quatro meses do ano, houve um aumento de 30% nos registros de queimadas em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo


Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Redefinir senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.