Virtudes Teologais

Na época de chumbo, dei algumas aulas de Educação Moral e Cívica, bem como de Organização Social e Política. Na época, recebi autorização de um General do Exército, uma vez que uma autoridade do Ensino exigiu tal documento. O tempo passou.
Uma das aulas que ministrei foi sobre as virtudes. O apóstolo Paulo, escrevendo para os cristãos de Corinto, disse:- “O reino de Deus não consiste em palavras, mas em virtude.” Depois, lendo o texto no original, verifiquei que no grego a palavra não é “virtutem” mas “dinamei”, que é poder. Tanto “poder” como “virtude” exprimem força. Do latim “virtutem” acusativo de virtus que por sua vez deriva de “vir” homem. Em latim “virtus” é originariamente a qualidade própria do homem, e, portanto, a força, a coragem. Depois, com o tempo, passou a significar habilidade, capacidade em vários campos. Por influência dos filósofos da Grécia o termo adquiriu o sentido atual de qualidade moral.
O apóstolo Paulo, no seu cântico sobre o amor, dizendo o que ele é e o que não é, concluindo, usando uma chave de ouro como se faz num soneto, disse: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor” estes três, porém o maior destes é o amor.”
Com a fé adquire-se a vida eterna, porém não é ela quem salva, mas é apenas um meio. O escritor sacro diz:- “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé e isto não vem de vós, é dom de Deus. Pela locução prepositiva “por meio de” nota-se que a fé é um meio. O salvador é Cristo. A fé é uma dádiva divina.
Depois, o escritor sacro fala da esperança. O cristão tem a esperança da vida eterna. Tem esperança de que fechando os olhos neste mundo, abrirá os espirituais na glória eterna. Tem esperança da ressurreição, sabendo que o penhor da sua ressurreição é a de Cristo. Tem esperança que vai receber um corpo glorioso e incorruptível como o de Cristo. Crê nas declarações paulinas que se encontram em Primeira Coríntios, capítulo quinze.
Por fim o cristão autêntico sabe que a maior de todas as virtudes é o amor, isto é, o “ágape”. Sabe que aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Sabe que a concretização do amor de Deus-Pai é Jesus Cristo e só ele e ninguém mais pode salvar o pecador. Sabe que é o amor que cobre uma multidão de pecados, pois quando um pecador aceita a Cristo, deixa de cometer uma série de iniquidades. Sabe que aquele que diz que ama a Deus e odeia a seu irmão é mentiroso, pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê.
O amor é tudo. Foi por isso que destacando as virtudes teologais, São Paulo disse que a maior virtude é o amor. Ame e será amado.

Últimas

OAB contesta baixa vazão de água em barragem

OAB contesta baixa vazão de água em barragem

Um ofício da OAB de Itapetininga enviado para autoridades indica provável operação irregular das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) alimentadas pelas represas no curso do rio Turvo em Pilar do Sul....

Cidade registra 300 casos de Covid na semana

Casos de Covid desaceleram, mas UTI segue 70% ocupada

Itapetininga está há duas semanas sem registrar mortes em decorrência da Covid-19. O registro de novos casos também desacelerou, em uma semana foram confirmados 69 novos casos, uma média aproximada...

Escola Peixoto Gomide comemora 127 anos

Projeto “Falar é Bom” realiza palestras para jovens

O Projeto “Falar é Bom”, ação da Prefeitura de Itapetininga coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, retoma suas atividades presenciais, seguindo todas as medidas sanitárias, com foco no “Setembro...

Logística é aliada essencial do e-commerce

Logística é aliada essencial do e-commerce

O e-commerce é um setor que vem crescendo no Brasil e no mundo, principalmente em razão da pandemia de Covid-19, que impossibilitou a compra de produtos de forma presencial. Para...

mais lidas

Assine o Jornal e tenha acesso ilimitado

a todo conteúdo e edições do jornal mais querido de Itapetininga