O espaço cultural colaborativo Casinha Ocitocina, que tem como princípio fomentar a cultura local, está organizando uma oficina de teatro experimental, onde segundo a mediadora e curadora do centro, Mariana Hannickel, o ator se aprofunda nas entranhas do personagem e o vive, de fato. Com vagas limitadas, esta oficina tem duração de 3 meses e as aulas começam no dia 10 de março, com duração de 3h. A idade mínima para as aulas é de 15 anos. O valor das mensalidades é um preço simbólico, para ajudar na manutenção da Casinha, diz Mariana, e custa R$50. A Casinha Ocitocina fica na rua Aristides Lobo, número 96, no centro de Itapetininga.
A curadora e mediadora da oficina, Mariana, diz que a ideia nasceu a fim de fomentar o teatro experimental. “Eu já tenho um grupo de teatro há 8 anos, que se chama grupo Transcender. O Apolônio, mediador da oficina, é um estudioso do teatro e já trabalha há 6 anos com isso. Então, o projeto nasceu para fomentar a cultura e descobrir novos talentos aqui em Itapetininga.”
O objetivo do teatro experimental é ensinar teatro para pessoas que não possuam formação ou experiência prévia nas artes cênicas, como conta Mariana. “O objetivo do projeto é estar trazendo para Itapetininga um teatro experimental, onde os alunos não necessariamente precisam ter alguma formação cênica. O aluno só precisa ter vontade de aprender. Queremos trabalhar com atores amadores.”
Mariana diz que no teatro experimental o ator vive, de fato, a personagem. “Com respeito a todos os grupos de Itapetininga, acredito que um grupo de teatro experimental seja muito importante para buscar novas pessoas que queiram experimentar o teatro de improvisação. Nós trabalhamos a parte de improvisação, é algo muito ritualístico, o ator se sente imerso e vive, de fato, este personagem.”
Sobre a mensalidade, a mediadora diz que é simbólica, apenas para contribuir com o espaço da Casinha Ocitocina. Mas, o aluno que não possuir condições financeiras, está isento do pagamento. “A ideia é os alunos contribuírem com R$50 mensais, para mantermos a casa. Mas aquele que não tiver condições de arcar com esta ajuda, as aulas são gratuitas.”
Mariana finaliza ressaltando a importância do desenvolvimento de uma oficina de teatro experimental na cidade de Itapetininga. “Oficinas como esta mantêm o espaço vivo. É muito importante para a cidade ter o reconhecimento da Casinha Ocitocina, que é um espaço legítimo e que busca sempre trazer coisas diferentes para a cidade.”
Pontos MIS promove programação gratuita de cinema em março
Durante o mês de março, a Casa da Cultura recebe uma programação especial do Pontos MIS. Serão quatro sessões gratuitas, realizadas às quintas-feiras, e uma oficina formativa, propondo um percurso...















