Os números de motoristas multados por conduzirem veículos registrados que não estejam devidamente licenciados aumentou 52% entre janeiro e setembro de 2024 segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). O número foi de 452 para 690 comparados ao mesmo período.
Além disso, o total de multas aplicadas no município também apresentou um crescimento de 34% em relação ao semestre anterior. Esse cenário aponta para uma intensificação na fiscalização.
Até setembro deste ano, a infração mais comum foi a de “conduzir veículos registrados que não esteja devidamente licenciados”, com 690 registros comparado com ano passado que foi 452 infrações.
Em seguida, houve 385 multas por “dirigir veículos sem possuir CNH/PPD/Acc. em comparação com o ano anterior, esses números foram de 348 registros, evidenciando que, além do licenciamento, outros aspectos da segurança também merecem atenção.
Conduzir um veículo não licenciado é classificado como infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A penalidade para essa infração é de R$ 293,47, acompanhada da perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, os veículos podem ser removidos para regularização, gerando custos adicionais e complicações para os motoristas.
Licenciamento anual
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é o documento de registro e identificação, de porte obrigatório, para trafegar com veículos.
O licenciamento é renovado mediante o pagamento de taxas anuais, que incluem o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e taxa de licenciamento, além de outras pendências, como multas, gravames (sistema que gerencia as restrições financeiras incluídas sobre os veículos) e impedimentos judiciais.
Para ler mais notícias como essa, clique aqui.