Roberta Pennafort – AE – Integrante da chamada segunda geração da bossa nova, Marcos Valle não é um saudosista. O autor (com o irmão, Paulo Sérgio) de “Samba de Verão” e “Preciso Aprender a Ser Só” lança “Conecta” (EMI), CD e DVD, cuja turnê começa em outubro, em que relê sucessos, visita o repertório de jovens convidados, como Marcelo Camelo (Los Hermanos), + 2 (Kassin, Domenico e Moreno) e Fino Coletivo, e recebe os DJs Plínio Profeta e Nado Leal.
Gravado ao vivo no bar/casa de show Cinemathèque, no Rio, em agosto de 2007, “Conecta” vem na esteira do sucesso internacional do compositor, que nos anos 90 viu suas músicas estourarem nas pistas londrinas. O disco tem instrumentais como “Jet Samba”, canções dos primeiros LPs (“Samba de Verão”, “Próton Elétron Nêutron”) e das décadas seguintes, “Garra”, “Valeu”, “Estrelar” e “O Cafona”.
Às vésperas dos 65 anos – ninguém diz -, Valle mantém as camisas coloridas e os cabelos de surfista. Ao teclado e ao violão, está muito à vontade entre os convidados, na faixa dos 30. Assim ele anuncia Camelo: “É um prazer chamar esse talento. A gente era amigo e não sabia.” Ele retribui: “Amigo a gente não faz, encontra.” E começam com “Cara Valente”, de Camelo (gravada por Maria Rita), emendam em “Samba de Verão”, e depois fazem medley de “Nem Paletó Nem Gravata”, de Valle, e “O Vencedor”, de Camelo
Do grupo Fino Coletivo, entraram “Dragão” e “Boa Hora”; em seguida, Valle convida o +2 (eles tocam/cantam juntos “Homem ao Mar”, “Estrelar”, “Não Tem Nada Não”, “Sincerely Hot”, “O Cafona”). Os DJs entram releituras de “Próton Elétron Nêutron”, “Batucada Surgiu” e “Mentira”. São músicas que Valle apresenta mais no exterior do que aqui, onde as mais pedidas não são dançantes: “Viola Enluarada” e “Preciso Aprender a Ser Só”.
COMDEMA propõe atualização na Lei de Supressão Arbórea em Itapetininga
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Itapetininga está trabalhando para propor a revisão na Lei de Supressão Arbórea da cidade. De acordo com o presidente, Décio...