Mesmo com o grande consumo de bacalhau na semana santa, os preços do peixe devem se manter próximos aos do ano passado. Segundo o professor e economista Caio Muller, como o bacalhau normalmente é importado da Noruega ou de Portugal, possui preços atrelados ao dólar, ficando assim mais caro em períodos de alta da moeda americana. Mas nesta Páscoa, as empresas varejistas que fecharam contratos em novembro ou dezembro de 2009 devem ter preços melhores, já que o dólar estava em torno de R$1.72 no período da compra.
De acordo com ele ainda, “o preço do bacalhau não vai sofrer grandes alterações em relação ao preço do peixe no ano passado. Apesar do Índice de Custo de Vida (IVC) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostrar uma redução de 22,8% no preço do bacalhau entre março de 2009 e janeiro deste ano, a tendência é de que os preços se mantenham”.
O gerente Elias Benedito da Silva, representante do setor e atuante nesta área há 10 anos, confirma os dados estatísticos. “Se a empresa não faz contratos com empresas importadoras grandes antecipadamente, acontece de faltar mercadoria por conta da alta no preço. No nosso caso, como nós fechamos antecipadamente, então não tivemos problemas”.
Benefícios
Para os cristãos católicos a Semana Santa é tradição religiosa que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. E por este motivo, durante toda a quaresma, os católicos fazem penitência. O jejum de carne vermelha na sexta-feira santa não diz respeito apenas aos hábitos alimentares, mas é uma forma de abdicar de algo que gostamos em prol da caridade. Com as penitências durante a Quaresma ingerimos uma quantidade maior de peixe e com isso temos alguns benefícios com essa troca.
Conforme a técnica em nutrição e dietética, Mariana Chioquetti, “o peixe contém grande quantidade de proteínas e tem baixo teor de gordura saturada, maior proporção de ácidos graxos essenciais, sendo o mais importante o ômega 3 que é um tipo de gordura bastante benéfica à nossa saúde, pois, diminui os riscos de doenças cardiovasculares, reduz a pressão arterial e o colesterol”. (Lynne Aranha)
Indústria moveleira de Itapetininga ocupa 4ª posição em SP
A indústria moveleira de Itapetininga ocupa a 4º posição no ranking da produção entre os 645 municípios do Estado de São Paulo com maior participação no Valor da Transformação Industrial...