Redação – Os cães estão ganhando destaque nas casas. Eles são companheiros e considerados parte da familia. Também são cada vez mais vistos ao lado de seus donos passeando pelas ruas e praças. Porém, é preciso muita atenção para circular com os animais de estimação pelas vias públicas, pois se um cão agredir outro cão ou pessoa, isso pode gerar processos, multa e até suspensão ao direito da posse do animal.
Para garantir a segurança dos moradores da cidade, o Departamento de Controle de Zoonoses de Itapetininga realizará fiscalização, com o intuito de conscientizar os proprietários de cães sobre a condução em via pública e as medidas necessárias para impedir a evasão do animal. A ação que irá acontecer a partir de semana que vem, tem como alvo principal os proprietários de cães das raças Mastim Napolitano, Pit Bull, Rottweiller e American Staffordshire Terrier.
A Lei Estadual que estabelece as regras de segurança para posse e condução responsável de cães determina que os animais sejam conduzidos de coleira, guia e focinheira. Os proprietários de cães também deverão mantê-los em condições adequadas que impossibilitem a evasão dos animais. No mês de agosto, a Vigilância Epidemiológica de Itapetininga, autuará os proprietários que não cumprirem a Lei.
Focinheira
A focinheira é um acessório necessário para lidar com os cães em várias situações. Quando estão estressados, com medo ou dor, os animais podem morder, mesmo os de temperamento manso. Por lei, a focinheira é obrigatório durante os passeios de determinadas raças e cães bravos. Existem vários modelos de focinheiras no mercado, mas o mais importante é saber usá-la corretamente.
DICAS
Deixe a tosa
para mais tarde
Os pêlos são uma proteção natural contra o frio. Então, espere o tempo esquentar para tosar o bichinho.
Passeio programado
O ideal é sair com o seu cãozinho quando estiver sol.
Conforto garantido
Não é preciso colocar o cão para dormir na cama com você. Se ele dorme em piso frio, forre o lugar com tecido e cubra-o com uma manta.
Banho sob medida
Diminua a freqüência de banhos: em vez de semanal, pode ser quinzenal. E muita atenção aos cuidados pós-banho. Outra dica é não sair logo em seguida. Isso evitará um choque térmico.
Uma boquinha a mais
Se o seu cão não pára um segundo, você pode aumentar a porção de ração em 20% nesta época. Frutas e legumes também são bem-vindos. Já para os cães obesos, nada de aumentar a comida..
COMDEMA propõe atualização na Lei de Supressão Arbórea em Itapetininga
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Itapetininga está trabalhando para propor a revisão na Lei de Supressão Arbórea da cidade. De acordo com o presidente, Décio...