Marco Antonio – Produtores rurais da Argentina, Bolívia e Paraguai e de Estados do Centro-Oeste e do Sul do Brasil estiveram em Itapetininga, participando de encontro com produtores locais. O objetivo do evento foi trocar informações e conhecer as técnicas de plantio, sobretudo na área da fruticultura. Além dos produtores, participaram do encontro técnicos, jornalistas da comunidade japonesa no Brasil e representantes de órgãos governamentais do Japão de apoio aos produtores. O encontro aconteceu no final de janeiro.
Segundo o coordenador do evento, Yoshihiro Sakashita, a primeira propriedade a ser visitada foi de Ivao Tanabe, onde os participantes conheceram um pouco do que produz a fazenda. Em seguida, houve palestra de Celso Salata (presidente da Associação de Hortifruticultores da Região de Itapetininga) e depois visita ao campo “onde pudemos trocar informações técnicas sobre as culturas de Frutas”, afirmou Sakashita. Segundo ele, os visitantes, todos integrantes da segunda geração da comunidade japonesa no Brasil, vieram conhecer as técnicas de plantio utilizadas no País. “É tudo diferente do que é feito na Argentina e no Paraguai, por exemplo”, disse Sakashita, acrescentando que vários fatores influenciam na diversas maneiras de cultivo, como o clima e o tipo de solo. Ele não especificou as diferenças entre as técnicas aplicadas.
O grupo também visitou a propriedade de Kazuo e Tomo Hoshino, produtores de grandes culturas, cereais e bataticultura. Na oportunidade, foram apresentadas novas técnicas de cultivo utilizadas na Região. No total, estiveram presentes quatro produtores paraguaios (vindos de três colônias agrícolas), dois bolivianos e um argentino, integrante do Conselho de Agricultura de Nikkeis (descendentes de japoneses) da Argentina, e produtores brasileiros da Cooperativa Agropecuária do Centro Oeste, Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense e Cooperativa Agrícola de São Joaquim-SC, Associação D.C. Senhoras Cooperativista, e da Universidade Federal do Mato Grosso Sul.
No Dia do Professor, categoria reivindica melhorias na educação
No próximo domingo, dia 15 de outubro, é celebrado o Dia do Professor, data que ressalta a importância e o comprometimento dos profissionais da educação. Entretanto, em meio às comemorações,...